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Problemas de textualidade em redações de vestibular.

O trabalho estuda o grau de textualidade de cem redações selecionadas aleatoriamente entre os textos produzidos pelos candidatos ao curso de Letras da Universidade Federal de Minas Gerais no vestibular de 1983, tomando como fatores básicos para essa análise a coerência, a coesão e a informatividade. Apresenta um exame individual de aproximadamente trinta redações e, em seguida, procede a uma avaliação global do corpus, levando em conta, nos dois casos, as características sócio-culturais da amostra e as condições de produção dos textos. Ao final, constata ser insatisfatório o padrão de textualidade da maioria das redações, em função, sobretudo, de falhas referentes a alguns aspectos da coerência e de deficiências relativas à informatividade. Tendo localizado no nível lógico-semântico-cognitivo o problema que mais compromete a qualidade dos textos estudados, o trabalho aponta, como sugetão pedagógica, a necessidade de um cuidado maior da essola com os aspectos conceituais envolvidos na produção de textos.

Nome do Autor: VAL, Maria da Graça F. da Costa
Nome do Orientador: Angela Vaz Leão
Instituição: Universidade Federal de Minas Gerais
Estado:
Ano Publicação: 1987
Curso: Programa de Pós-Graduação em Letras
Grau do Trabalho: Dissertação de Mestrado Acadêmico
Área: Letras
Tipo de Pesquisa:
Referencial Teórico:
Assunto:
Referência:

VAL, Maria da Graça F. da Costa. Problemas de textualidade em redações de vestibular. Belo Horizonte: PG em Letras, Universidade Federal de Minas Gerais, 1987. 239p. (Dissertação de Mestrado).