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Procedimentos de ensino usados pelo professor e o rendimento em alfabetização.

O objetivo deste estudo foi investigar procedimentos adotados por professoras de classes de alfabetização do município do Rio de Janeiro (classes precedentes à 1ª série, constituídas de alunos novatos, analfabetos, com 6, 7 ou 8 anos, a serem automaticamente promovidos para a 1ª série, ao final do ano letivo), analisando o rendimento de seus alunos nas habilidades de leitura e escrita. O estudo foi realizado em duas classes de alfabetização, de duas escolas oficiais, comparáveis quanto à idade, nível sócio-econômico e nível de prontidão para a aprendizagem da leitura e da escrita. Os dados foram obtidos através de observação durante 15 dias em cada uma das turmas, ao longo do 2º semestre de 1985, e da aplicação de um teste de rendimento em alfabetização - leitura e escrita. Para a observação foi elaborada uma "ficha de registro de observações", validada por 3 juízes, e para a avaliação dos alunos, um teste de rendimento, validado por 5 juízes e analisado quanto à sua fidedignidade. Dos resultados obtidos, a pesquisadora concluiu que a preparação profissional das professoras é deficiente, particularmente para conduzir classes de alfabetização; as professoras não parecem reconhecer como objetivo alfabetizar os alunos nas classes de alfabetização, adiando o processo para a 1ª série; o mínimo alcançado pelos alunos no processo de alfabetização revela uma concepção mecânica desse processo. Em síntese, o baixo rendimento apresentado pelos alunos é interpretado como produto do conjunto desordenado de práticas inadequadas que caracterizam os procedimentos adotados pelas duas professoras.

Ano Publicação: 1986
Grau Do Trabalho: Dissertação de Mestrado
√Ārea: Educa√ß√£o
Tema: Educação
Natureza Do Texto:Pesquisa: Estudo de Caso
Referencial Teórico: Pedagogia
Ideário Pedagógico: Ausência de Ideário
Assunto:Determinantes de Resultados
Referência:

AMORIM, Ana Adelaide Moutinho de. Procedimentos de ensino usados pelo professor e o rendimento em alfabetização. Rio de Janeiro: PG em Educação, Faculdade de Educação, Centro de Filosofia e Ciências Humanas, Universidade Federal do Rio de Janeiro, 1986. 174p. (Dissertação de Mestrado).