Abec

Abec


     

Alfabetiza√ß√£o na Escola P√ļblica: relato de uma experi√™ncia

Os objetivos da pesquisa foram: intervir no processo de alfabetiza√ß√£o na dire√ß√£o de uma pr√°tica voltada para os interesses dos alunos oriundos das classes sociais mais pobres; buscar subs√≠dios para reorientar um trabalho de supervis√£o. A pesquisa teve como orienta√ß√£o trazer a vida dos alunos para dentro da escola, captar de seus relatos, o trabalho, como quest√£o fundamental, considerar a leitura como um processo √ļnico de dom√≠nio da l√≠ngua e compreens√£o da realidade. Realizou-se o projeto numa escola p√ļblica envolvendo alunos de 1¬™ s√©rie com mais de 3 anos de escolaridade nessa s√©rie. atuaram como professoras a pr√≥pria pesquisadora e uma professora da escola. A autora concluiu que o processo de organiza√ß√£o do trabalho na escola traz implica√ß√Ķes para a pr√°tica pedag√≥gica e que uma pr√°tica voltada para os interesses dos mais pobres tem que ser projeto da escola como um todo. Ano Publica√ß√£o: 1986
Grau Do Trabalho: Dissertação de Mestrado
√Ārea: Educa√ß√£o
Tema: Educação
Natureza Do Texto:Pesquisa: Estudo de Caso
Referencial Teórico: Pedagogia
Ideário Pedagógico: Pedagogia Progressista
Assunto:Proposta Did√°tica
Refer√™ncia: VIANA, Maria Jos√© Braga. Alfabetiza√ß√£o na Escola P√ļblica: relato de uma experi√™ncia. Belo Horizonte: PG em Educa√ß√£o, Faculdade de Educa√ß√£o, Universidade Federal de Minas Gerais, 1986. 95p. (Disserta√ß√£o de Mestrado).