Abec

Abec


     

Um texto, vários autores: Relações fala-escrita em textos de crianças das séries iniciais do 1º grau.

O estudo trabalha as questões de oralidade e escrita a partir da criança alfabetizada.

O estudo investiga as relações entre a fala e a escrita como as concebem crianças das séries iniciais do primeiro grau. Estruturou-se a situação de investigação como um espaço de interlocução, envolvendo vinte e nove alunos de segundas, terceiras e quartas séries do primeiro grau de duas escolas públicas paulistas. Inicialmente solicitou-se às crianças que "contassem um caso", o relato sendo construído tanto na modalidade oral, que era gravado, quanto na escrita. A partir desses relatos foi feita uma entrevista com os alunos em que se discutiam suas noções espontâneas a respeito das relações fala-escrita. Na interação com as crianças construíram-se novas perguntas, ampliavam-se e questionavam-se as suas respostas, o pesquisador preocupado em levá-las a perceber a especificidade e as diferenciações entre os dois sistemas de comunicação e representação. As narrativas orais e escritas construídas pelos alunos foram lidas e interpretadas considerando principalmente o sisitema de organização referencial na articulação e progressão discursiva. Não foi possível caracterizar cada uma das séries em função das diferenciaçõesficando a nível de crianças localizadas em uma mesma série. Discutiram-se ao longo da análise dos textos das crianças aspectos de interesse pedagógico.

Nome do Autor: DIETZCH, Mary Júlia Martins
Nome do Orientador: Maria Thereza Fraga Rocco
Instituição: Universidade de São Paulo
Estado:
Ano Publicação: 1988
Curso: Programa de Pós-Graduação em Psicologia
Grau do Trabalho: Tese de Doutorado
Área: Psicologia
Tipo de Pesquisa:
Referencial Teórico:
Assunto:
Referência:

DIETZCH, Mary Júlia Martins. Um texto, vários autores: relações fala-escrita em textos de crianças das séries iniciais do 1º grau. São Paulo: PG em Psicologia, Instituto de Psicologia, Universidade de São Paulo, 1988. 339p. (Tese de Doutorado).