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O mobral como política pública: a institucionalização do analfabetismo

Este trabalho é um estudo sobre Políticas Públicas em Educação de Adultos, mais especificamente, uma análiseda questão do anlafabetismo, de como ele foi produzido historicamente pelo sistema educacional brasileiro e da sua institucionalização pelo MOBRAL. Não se trata, aqui, da elaboração de mais um estudo específico sobre a instituição MOBRAL, sua organização institucional ou sua ação pedagógica, uma vez que inúmeros trabalhos já foram realizados com essa abordagem. Trata-se, isso sim, de, a partir desse conhecimento já sistematizado, tentar refletir e analisar sobre o MOBRAL como Política Pública em Educação de Adultos, tendo como referência alguns elementos constitutivos da teoria poulantziana de Estado. Partindo de uma reflexão teórica sobre a formulação de Políticas Públicas como resultante da relação Estado-movimentos sociais, busca entender a lógica, a ideologia e apolítica que se alinharam numa determinada conjuntura histórica e se materializaram no aparelho educativo-cultural denominado MOBRAL.

Nome do Autor: Malvina do Amaral Dorneles
Nome do Orientador: Maria Beatriz Moreira Luce
Instituição: Universidade Federal do Rio Grande do Sul
Estado:Rio Grande do Sul
Ano Publicação: 1990
Curso: Programa de Pós-Graduação em Educação
Grau do Trabalho: Dissertação de Mestrado Acadêmico
Área: Ciências Humanas: Educação
Tipo de Pesquisa:
Referencial Teórico: Em análise
Assunto:Em análise
Referência: DORNELES, Malvina do Amaral. O mobral como política pública: a institucionalização do analfabetismo. 1990. Dissertação de Mestrado (Programa de Pós-Graduação em Educação) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Rio Grande do Sul, 1990.