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O ciclo básico

O objetivo geral desta pesquisa foi obter uma melhor compreensão do papel do Estado e da Administração do Ensino no Estado de São Paulo, no período de transição da política brasileira (1982 à 1990), época em que foram registradas importantes transformações econômicas e sociais. Dessa forma, será analisado o principal programa da Secretaria de Educação do Estado de São Paulo no período estudado o Ciclo Básico. Assim, o que está em pauta é a discussão sobre a autonomia da escola como uma alternativa possível para a reversão do quadro de repetência e evasão. A pesquisa realizada nas escolas teve como objetivo conhecer e analisar suas organizações administrativas e pedagógicas e as estratégias utilizadas para implementação e funcionamento do Ciclo Básico. Para a primeira etapa do trabalho, foram utilizados documentos oficiais, legislação, relatórios internos e externos de avaliação das escolas, órgãos centrais e entrevistas com alguns dos responsáveis pela implementação do programa. A segunda etapa caracterizou-se como pesquisa empírica, realizada no 2º semestre de 1990, e acompanhou o trabalho de duas escolas da rede estadual de São Paulo, capital. Utilizou-se, também, um procedimento de intervenção e observação. O que o governo define como essencial para o resgate da escola pública é a conquista da autonomia. Assim como outros, o programa CB, mesmo após 6 anos de sua implementação, não contribui para reverter definitivamente o problema que lhe deu origem: a repetência nas primeiras séries. Na prática, o CB passou a ser identificado com uma nova abordagem de alfabetização, que, apesar de possibilitar reflexões profundas acerca do processo de ensino aprendizagem, não tornou viável a cada escola organizar seu trabalho de forma autônoma, considerando suas necessidades e definindo prioridades. O CB tinha por objetivo reverter o fracasso escolar, introduzindo uma discussão mais profunda sobre alfabetização e proporcionando, ao mesmo tempo ,a reorganização gradativa do ensino fundamental. Conclui-se que o Projeto do Ciclo Básico logrou ser uma política pública que teve repercussão positiva, traduzida na maior permanência dos alunos da rede, embora não tenha alcançado plenamente seus propósitos.

Nome do Autor: Mônica Maia Bonel
Nome do Orientador: Lucia Merces de Avelar
Instituição: Universidade Estadual de Campinas
Estado:São Paulo
Ano Publicação: 1993
Curso: Programa de Pós-Graduação em Educação
Grau do Trabalho: Dissertação de Mestrado Acadêmico
Área: Ciências Humanas: Educação
Tipo de Pesquisa:
Referencial Teórico: Em análise
Assunto:Em análise
Referência: BONEL, Mônica Maia. O ciclo básico 1993. Dissertação de Mestrado (Programa de Pós-Graduação em Educação) - Universidade Estadual de Campinas, São Paulo, 1993.