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Professores em serviço: análise de um processo de (trans)formação

Este trabalho teve como objetivo o estudo de processos de elaboração coletiva do conhecimento, na formação de professores em serviço, destacando o ensino da escrita como objeto específico de investigação na formação de professores. A pesquisa foi realizada no Centro de Atendimento e Educação para o menor especial, situado no centro da cidade de Barrinha, com a população predominantemente de lavradores. A escola tinha oito turmas de deficientes mentais e duas de deficientes auditivos, com alunos de 6 a 27 anos. O grupo de pesquisa foi constituído por 7 professoras, com formação acadêmica diferenciada, e a pedagoga da escola (a pesquisadora). As professoras demonstraram disposição em assumir os riscos em experimentar uma prática pedagógica em que o tratamento não seria %u201Cespecial%u201D. Semanalmente eram realizadas reuniões de orientação individual e quinzenalmente, com todo o grupo, para discutirem sobre a alfabetização. Muitos temas foram abordados, como por exemplo: poesia, histórias infantis, dificuldades específicas de cada turma, a história da escrita, desenvolvimento infantil, psicomotricidade, o brinquedo, entre outros. As professoras faziam também exercícios, em geral propostos pela coordenadora - pesquisadora, produziam textos na "aula" e em casa e algumas vezes elas próprias preparavam as aulas. Durante as reuniões, percebeu-se nas falas das professoras que elas consideravam que o aluno necessitava de tutela, devendo ser muito incentivado e orientado. No processo de análise, a autora considerou surpreendente perceber os muitos momentos nos quais o autoritarismo estava presente nas falas das professoras. A coordenadora se deparou com concepções diferentes tanto sobre a escrita quanto sobre a própria construção desse conhecimento, que passou a ser problematizada nos encontros. O trabalho de pesquisa contou com o registro em diário de campo de todas as atividades. A autora conclui o seu trabalho, afirmando que o conteúdo e a técnica são fundamentais, mas devido à polissemia da linguagem, estes só são possíveis de serem garantidos no exercício que envolve a teoria e a prática permanentes, envolvendo uma formação continuada, onde é possível olhar criticamente para as relações que se estabelecem na escola, no que diz respeito ao aluno,ao professor e ao conteúdo do ensino.

Nome do Autor: Ana Lúcia de Abreu Braga
Nome do Orientador:
Instituição: Universidade Estadual de Campinas
Estado:São Paulo
Ano Publicação: 1993
Curso: Programa de Pós-Graduação em Educação
Grau do Trabalho: Dissertação de Mestrado Acadêmico
Área: Ciências Humanas: Educação
Tipo de Pesquisa:
Referencial Teórico: Em análise
Assunto:Em análise
Referência: BRAGA, Ana Lúcia de Abreu. Professores em serviço: análise de um processo de (trans)formação. 1993. Dissertação de Mestrado (Programa de Pós-Graduação em Educação) - Universidade Estadual de Campinas, São Paulo, 1993.