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Formação de professores das quatro primeiras séries do 1º grau no Estado do Acre.

O presente trabalho visa verificar o modo como vem sendo realizada a formação de professoras das quatro primeiras séries do 1º grau no Estado do Acre, à luz da influência das concepções humanista tradicional, humanista moderna e tecnicista na educação brasileira em geral e do Estado do Acre em participar. Foram realizadas, a partir de um quadro relativo aos fundamentos e ao alcance das referidas concepções e às condições gerais da sociedade acerana e de seu sistema educacional no contexto do Brasil, uma descrição crítica da forma como vem sendo realizada, a partir da criação das escolas normais do Estado (1934), a formação de professores para as quatro primeiras séries do 1º grau na Escola Normal Lourenço Filho, de Rio Branco, e na Escola Normal José de Anchieta, de Cruzeiro do Sul - aquela mantida pelo governo; esta, pela Igreja, através das Irmãs Dominicanas - que são as principais escolas normais do EStado. Para isso, foram analisadas entrevistas e depoimentos de professores e ex-alunos das escolas normais em questão, documentos oficiais das várias instâncias governamentais encarregadasa da educação, e a orientaçãooficial atual do ensino normal do Estado. Os dados arrolados comprovaram a existência do sincretismo, tanto na escola mantida pelo governo quanto naquela a cargo da Igraja; comprovaram, também, que embora a concepção tecnicista tenha sido imposta, pole MEC, como orientação oficial, este sincretismo permanece, como demonstra o fato de os professores partirem de uma visão de mundo e de educação de base humanista tradicional, ministrarem aulas com idéias escolanovistas e tecnicistas, e avaliarem a aprendizagem a partir de critérios tecnicistas. A par destas constatações, foram feitas recomendações com relação às possibilidades de transformaçãoda educação do Estado em instrumento de libertação das classes exploradas. nesse sentido, apontou-se a oportunidade de os movimentos populares que já têm prática política no Acre se organizarem de forma mais efetiva para possibilitar o questionamento do tipo de escola ali existente e aexigência de reformulãção dos objetivos e finalidades da Escola Normal; e a oportunidade de os professores questionarem o papel da escola em que atuam e sua própria ação naescola, tomando consciência das condições globais da sociedade acreana e brasileira e do sistema educacional de que fazem parte, com vistas a obterem um conhecimento crítico capaz de transformar sua práxis educacional em uma contribuição relevante para o movimento geral de transformação social.

Nome do Autor: FARIAS, Manoel Severo
Nome do Orientador: Maria Luisa Santos Ribeiro
Instituição: Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
Estado:
Ano Publicação: 1983
Curso: Programa de Pós-Graduação em Filosofia da Educação
Grau do Trabalho: Dissertação de Mestrado Acadêmico
Área: Educação
Tipo de Pesquisa:
Referencial Teórico:
Assunto:Alfabetização
Referência: SEVERO, FARIAS, Manoel. Formação de professores das quatro primeiras séries do 1º grau no Estado do Acre.. 1983. Selecione tipo de trabalho... (Mestrado Acadêmico) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, , 1983.