Abec

Abec


     

Variáveis que caracterizam o professor eficiente de 2ª a 4ª séries do 1º grau em escolas oficiais do município do Rio de Janeiro.

O estudo teve por objetivo verificar se havia relacionamento entre a eficiência do professore as variáveis tipo de formação, tempo de magistério, atuação do Supervisor Escolar e atitudes do professor em relação ao trabalho no magistério. A pesquisa foi realizada entre professores de 2ª a 4ª série do 1º grau de escolas oficiais do Município do Rio de Janeiro no 3º Distrito de Educação e Cultura. Os professores foram avaliados pelos supervisores escolares, que usaram para isso uma escala categórica. A amostra foi constituída de 20 professores considerados eficientes pelos supervisores e 20 professores considerados não eficientes todos regentes de turma. Foram aplicados um questionário e uma escala de atitudes do tipo Likert construídos especialmente para este estudo. Os resultados da pesquisa indicaram que a eficiência do professor, embora independa de sua formação e da atuação desenvolvida pelo supervisor escolar, parece estar relacionada ao tempo de serviço em regência de turma e a sua atitude com relação ao magistério.

Nome do Autor: MOREIRA, Dora
Nome do Orientador: Maria Angela Vinagre de Almeida
Instituição: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Estado:
Ano Publicação: 1977
Curso: Programa de Pós-Graduação em Educação
Grau do Trabalho: Dissertação de Mestrado Acadêmico
Área: Educação
Tipo de Pesquisa:
Referencial Teórico:
Assunto:
Referência: DORA, MOREIRA,. Variáveis que caracterizam o professor eficiente de 2ª a 4ª séries do 1º grau em escolas oficiais do município do Rio de Janeiro.. 1977. Selecione tipo de trabalho... (Mestrado Acadêmico) - Universidade Federal do Rio de Janeiro, , 1977.