Abec

Abec


     

Alunos da suplência de 1º grau em periferia urbana: um estudo exploratório

Este trabalho tem por objetivo estudar a clientela da suplência de primeiro grau, como ponto de partida para avaliar a definição institucional da função desuplência. Após análise dos antecedentes históricos e de literatura pertinente, procedeu-se ao levantamento de características sociopéssoais de 206 estudantes matriculados em Centro de EStudos Supletivos da periferia da Região Metropolitana de Belo Horizonte, e ao aprofundamento complementar, quanto a percepões e reações desses alunos, por meio de observações situacionais e entrevistas semi-estruturadas com 17 sujeitos. Os indicadores sociopessoais revelaram concentração do universo em torno das seguintes características: ligeira predominância do sexo masculino; forte incidência de jovens entre 15 e 17 anos; origem urbana; pais com escolarização a nível do antigo ensino primário e ocupações manuais semi-especializadas e de rotina; ingresso dos alunos no ensino regular pr volta dos 8 anos de idade; permanência média na escola em torno de 4 ano, com frequênte ocorrência de interrupções e repetências. A maioria dos estudantes não teve outra experiência em ensino-não-formal antes de ingressar no Centro de Estudos Supletivos. Neste, a concentração maçiça de inscrições é no primeiro semestre de frequência, com pequena incidência de estudantes já aprovados em exames supletivos. o grupo de concício aparece como influência predominante para o retorno aos estudos, e a assistência à televisão como hábito corrente no grupo estudado.. Conclui-se serem favoráveis ao prosseguimento de estudos a localização do Centro de Estudos Supletivos, a flexibilidade de compromisso para o estudante e o clima de relações interpessoais no Centro. Como negativos, aparecem: o limiar mínimo de 18 anos para a conclusão dos exames e avaliação exclusivamente fora do processo. Questiona-se a aplicabilidade da dispensa de sequência de graus para o grupo considerado, a estrutura de acolhimento do Centro de Estudos Supletivo e as razões que levam os estudantes a encarar determinados conteúdos de estudos como simples memorização. Acentua-se a necessidade de adequar a oferta de ensino gratuito a nível de primeiro grau para os estratos sociais de baixa renda na Região Metropolitana de Belo Horizonte; de explorar o universo pedagógico representado pelo grupo de convívio dos alunos; de pesquisar as causas do alto nível de evasão no semestre inicial de estudos e de desenvolver a aceitação do aluno com interlocutor para avaliar e reorientar a oferta de oportunidades de estudos por via não-formal.

Nome do Autor: FERREIRA, Maria Luíza Almeida Cunha
Nome do Orientador: Magda Becker Soares
Instituição: Universidade Federal de Minas Gerais
Estado:
Ano Publicação: 1980
Curso: Programa de Pós-Graduação em Educação
Grau do Trabalho: Dissertação de Mestrado Acadêmico
Área: Educação
Tipo de Pesquisa:
Referencial Teórico:
Assunto:
Referência: CUNHA, FERREIRA, Maria Luíza Almeida. Alunos da suplência de 1º grau em periferia urbana: um estudo exploratório. 1980. Selecione tipo de trabalho... (Mestrado Acadêmico) - Universidade Federal de Minas Gerais, , 1980.