Abec

Abec


     

Análise do perfil de alunos de segundas séries do 1º grau com dificuldades de prendizagem da leitura e da escrita.

Esta pesquisa teve por objetivos verificar: a) a eficiência de um trabalho de recuperação para alunos com dificuldades de aprendizagem da leitura e da escrita; b) a eficiência de curso de treinamento de professores para diagnosticar essas dificuldades e para identificar e utilizar metodologias específicas de recuperação dos alunos. Com relação ao primeiro objetivo, através do diagnóstico de 88 alunos iniciantes de 2ª série em uma escola pública de Curitiba, foram selecionados 36 alunos com dificuldades de leitura e escrita, submetidos durante 6 meses a sessões reeducativas que incluíam exercícios psicomotores, ditados, cópias, leituras. Com relação ao segundo objetivo: entre 46 professores de 1ª a 4ª série da mesma escola, foram selecionados 29 para participar de curso de treinamento sobre diagnóstico de dificuldades de leitura e escrita, testes psicomotores, planejamento e execução de sessões de reeducação. Os resultados evidenciaram que: a) o tratamento pedagógico modificou significativamente o desempenho dos alunos; b) os professores modificaram sua maneira de encarar, de diagnosticar e de tratar alunos com dificuldades de aprendizagem de leitura e escrita.

Nome do Autor: BITTENCOURT, Sirlei Terezinha
Nome do Orientador: Lauro da Silva Becker
Instituição: Universidade Federal do Paraná
Estado:
Ano Publicação: 1986
Curso: Programa de Pós-Graduação em Educação
Grau do Trabalho: Dissertação de Mestrado Acadêmico
Área: Educação
Tipo de Pesquisa:
Referencial Teórico: Pedagogia
Assunto:Dificuldades de Aprendizagem
Referência:

BITTENCOURT, Sirlei Terezinha. Análise do perfil de alunos de segundas séries do 1º grau com dificuldades de aprendizagem da leitura e da escrita. Curitiba: PG em Educação, Setor de Educação, Universidade Federal do Paraná, 1986. 256p. (Dissertação de Mestrado).