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O desenvolvimento de estruturas operatórias concretas e aprendizagem inicial da leitura escrita em crianças de baixa renda.

O objetivo da pesquisa foi investigar relações entre o acesso às estruturas operatórias concretas e o desempenho em atividades de leitura-escrita. Foram escolhidas as estruturas de classificação, considerando-se haver estreitas relações entre estas e os processos implícitos na aprendizagem da leitura-escrita. Foram investigadas duas hipóteses: a de que crianças que iniciam a aprendizagem da leitura-escrita no estádio da coleções não-figurais apresentariam melhores resultados do que as que se encontrassem no estádio inicial das coleções figurais; e a de que as crianças classificadas no estádio das coleções figurais, ao iniciarem a aprendizagem da leitura-escrita, mas que apresentassem progressos significativos no desenvolvimento dessas operações, apresentariam melhores resultados que as que se mantivessem no nível inicial das operações de classificação. Foi avaliado o nível nas operações de classificação de 20 alunos novatos de 1ª série, de nível sócio-econômico baixo, no início do ano letivo e 6 meses após; no final do ano foi avaliado o desempenho em leitura-escrita. Os resultados não confirmaram a primeira hipótese, mas comprovaram a segunda.

Nome do Autor: PIRES, Yara Maria Cunha
Nome do Orientador: Miguel Angel Garcia Bordas
Instituição: Universidade Federal da Bahia
Estado:
Ano Publicação: 1983
Curso: Programa de Pós-Graduação em Educação
Grau do Trabalho: Dissertação de Mestrado Acadêmico
Área: Educação
Tipo de Pesquisa:
Referencial Teórico: Psicogênese
Assunto:Determinantes de Resultados
Referência:

PIRES, Yara Maria Cunha. O desenvolvimento de estruturas operatórias concretas e aprendizagem inicial da leitura escrita em crianças de baixa renda. Salvador: PG em Educação, Faculdade de Educação, Universidade Federal da Bahia, 1983. 82p. (Dissertação de Mestrado).