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Efeito da aplicação dos princípios de discriminação e generalização na reversão de letras de orientação simétrica.

O objetivo da pesquisa foi identificar dificuldades na discriminação de letras de orientação simétrica (b, d, p, q) e verificar o efeito de treino discriminativo e de exercícios de generalização para a aprendizagem dessas letras. A partir de um diagnóstico com 318 alunos no final da 1ª série, selecionou-se uma amostra de 20 crianças de uma escola pública de Salvador, BA. A pesquisadora trabalhou com dificuldades de identificação das letras (Etapa I) e de leitura oral das letras (Etapa II). O diagnóstico feito para definição da amostra evidenciou que muitas crianças trocam letras de orientação simétrica, a despeito de já estarem no final da 1ª série. Os resultados mostraram que: todos os sujeitos aprenderam a discriminar letras através do treino; não se evidenciou relação entre número de respostas discriminativas no pré-teste e número de tentativas no treino necessário para condicionar a resposta; as atividades de generalização foram eficientes para a manutenção da aprendizagem; o treino discriminativo e as atividades de generalização da Etapa I foram responsáveis pela transferência para a resposta de leitura oral das letras na Etapa II.

Nome do Autor: COSTA, Nydia Lins Tourinho
Nome do Orientador: Dalva Maria Martins Macedo
Instituição: Universidade Federal da Bahia
Estado:
Ano Publicação: 1983
Curso: Programa de Pós-Graduação em Educação
Grau do Trabalho: Dissertação de Mestrado Acadêmico
Área: Educação
Tipo de Pesquisa:
Referencial Teórico: Psicologia Associacionismo
Assunto:Dificuldades de Aprendizagem
Referência:

COSTA, Nydia Lins Tourinho. Efeito da aplicação dos princípios de discriminação e generalização na reversão de letras de orientação simétrica. Salvador: PG em Educação, Faculdade de Educação, Universidade Federal da Bahia, 1983. 143p. (Dissertação de Mestrado).