Abec

Abec


     

A leitura silenciosa no ensino de 1º grau

O estudo tem como objetivo observar como se processa o ensino da leitura silenciosa nas classes de terceira série do Ensino Estadual de Primeiro Grau e relacionar este ensino aos tipos de compreensão da leitura, tais como foram analisados na literatura consultada. Existem, resumidamente, dois tipos de compreensão da leitura: a compreensão direcionada para a apreensão literal da mensagem escrita e a compreensão crítica. Alguns indicadores levaram à suposição de que havia, por parte dos professores das terceiras séries, uma tendência em ensinar a criança a compreender o texto lido, apenas de modo literal e descritivo. Desta forma, pretendeu-se, neste trabalho, averiguar e analisar até que ponto tal suposição estava refletindo uma situação real. O universo populacional abrangeu cinquenta e um professores de terceira série (todos em exercício) do Ensino Estadual de Primeiro Grau, da cidade de São Carlos. Os professores da amostra pertenciam a quatorze escolas existentes na época da realização da pesquisa. A obtenção dos dados da análise foi feita através da observação das aulas de leitura silenciosa dos professores da amostra, da aplicação de um questionário especificamente elaborado para este estudo e de uma entrevista com cada professor. Foi feita, também, uma análise dos objetivos propostos pela Secretária da Educação (em forma de publicações oficiais) para o ensino da Língua Portuguesa no Primeiro Grau e dos objetivos propostos para o ensino da leitura na terceira série. A análise dos resultados obtidos levou à verificação de que o ensino da leitura e o da compreensão da leitura são atividades que se norteiam fundamentalmente pelas propostas dos livros didáticos de leitura (técnicas, conteúdos e gramética). Assim, uma análise do ensino da leitura silenciosa e da comprenssão (entendimento do texto) para ser significativa, abrangente e crítica deveria envolver algumas variáveis que estão diretamente relacionadas com este tipo de aprendizagem.

Nome do Autor: FIOD, Edna Garcia Maciel
Nome do Orientador: Wilma Millan Alves Penteado
Instituição: Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
Estado:
Ano Publicação: 1981
Curso:
Grau do Trabalho: Dissertação de Mestrado Acadêmico
Área:
Tipo de Pesquisa:
Referencial Teórico:
Assunto:
Referência: MACIEL, FIOD, Edna Garcia. A leitura silenciosa no ensino de 1º grau. 1981. Selecione tipo de trabalho... (Mestrado Acadêmico) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, , 1981.