Abec

Abec


     

Aquisição da leitura: uma análise comportamental.

O trabalho descreve um programa para o ensino da leitura e sua aplicação. O objetivo do programa é a instalação de habilidades que capacitem as crianças a ler textos curtos com compreensão. As habilidades foram definidas através de análise comportamental do que constitui o repertório de leitura, e são: movimentação correta dos olhos requerida na leitura, nomeação correta das silabas, discriminação das sílabas contidas nas palavras, nomeação das palavras com compreensão, leitura de sentenças. 16 crianças de uma pré-escola, rede particular, com idade entre 4 anos e 6 anos e 3 meses foram treinadas individualmente com acompanhamento constante, permitindo-se que progredissem diferencialmente, em função de seu ritmo de aprendizagem. O programa de leitura contém 333 atividades distribuídas em 6 cadernos - 4 de leitura e 2 de escrita. Os professores receberam treinamento para a aplicação do programa. Os dados obtidos durante a aplicação do programa foram analisados e discutidos na tentativa de avaliar as atividades planejadas e testar a precisão da cadeia comportamental para a leitura. As crianças submetidas ao programa demonstraram ter aprendido a ler e compreender o que liam, com uma ocorrência mínima de erros.

Nome do Autor: SILVEIRA, Maria Helena Bresser da
Nome do Orientador: Maria Amélia Matos
Instituição: Universidade de São Paulo
Estado:
Ano Publicação: 1978
Curso: Programa de Pós-Graduação em Psicologia
Grau do Trabalho: Tese de Doutorado
Área: Psicologia
Tipo de Pesquisa:
Referencial Teórico: Psicologia Associacionismo
Assunto:Proposta Didática
Referência:

SILVEIRA, Maria Helena Bresser da. Aquisição da leitura: uma análise comportamental. São Paulo: PG em Psicologia, Dep. de Psicologia Experimenta, Instituto de Psicologia, Universidade de São Paulo, 1978. 139p. (Tese de Doutorado).