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Relação entre desempenho no Exame Neurológico Evolutivo e rendimento escolar em crianças da 1ª série de diferentes estratos sociais.

O objetivo desta pesquisa foi comparar a relação entre o desempenho no Exame Neurológico Evolutivo (ENE) e o rendimento escolar de crianças no início da escolarização, provenientes de segmentos sociais diferentes, a fim de analisar fatores biopssicosociais responsáveis pelo resultado em alfabetização. A amostra foi composta de 61 crianças matriculadas na 1ª série do 1º grau em 4 escolas de Natal-RN, das quais duas são particulares e duas públicas. Utilizaram-se os seguintes instrumentos: o ENE, cuja finalidade é avaliar a maturidade neurológica; avaliação final para definição do rendimento escolar; entrevista com os pais para caracterização da clientela e exame clínico geral. Os resultados mostraram que existe uma correlação significante entre desempenho no ENE, rendimento escolar e escolarização prévia, quando a população é analisada em conjunto, mas ela se torna não significante, quando a amostra é estratificada segundo o nível sócio-econômico. A autora conclui que o nível sócio-econômico é uma variável antecedente que determina as outras. Conclui, ainda, que o ENE é um instrumento imbuído dos valores de classes favorecidas e, portanto, não é neutro, não podendo ser utilizado como um teste de valor prognóstico à alfabetização, independente do contexto geográfico ou social.

Nome do Autor: ARAÚJO, Maria das Graças Mello de
Nome do Orientador: Maria Aparecida Affonso Moyses
Instituição: Universidade Federal do Rio Grande do Norte
Estado:
Ano Publicação: 1983
Curso: Programa de Pós-Graduação em Educação
Grau do Trabalho: Dissertação de Mestrado Acadêmico
Área: Educação
Tipo de Pesquisa:
Referencial Teórico: Interdisciplinaridade
Assunto:Determinantes de Resultados
Referência:

ARAÚJO, Maria das Graças Mello de. Relação entre desempenho no Exame Neurológico Evolutivo e rendimento escolar em crianças da 1ª série de diferentes estratos sociais. Natal: PG em Educação, Departamento de Educação, Centro de Ciências Sociais Aplicadas, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 1983. 132p. (Dissertação de Mestrado).