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Relações entre graus nutricionais de crianças de periferia e níveis cognitivos alcançados em provas de Piaget sobre a contradição.

Este trabalho move-se em torno de dois objetivos: primeiramente, investigar alguns aspectos da Teoria de Piaget, aplicando-se provas em crianças que vivem em condições bem diferentes daquelas pesquisas originais, na Suiça. O segundoobjetivo é tentar esclarecer um pouco mais a questão das relações entre desenvolvimento cognitivo e desnutrição. O interesse no trabalho foi estudar aspectos do desenvolvimento cognitivo em crianças da periferia urbana. Estas crianças, como se sabe, vivem sob precárias condições de alimentação, habitação, higiene e saúde. Trata-se, então, de um ambiente bem diverso daquele onde Piaget e seus colaboradores realizaram suas pesquisas. Neste sentido é que foi formulada a questão: se algumas provas de Piaget (por exemplo, de suas "Pesquisas sobre a Contradição", 1974) fossem aplicadas em crianças de uma determinada Vila Popular da periferia de Porto Alegre, as características dos níveis descritos por Piaget seriam confirmadas ou não? Ainda mais, a hipótese de Dasen e Inhelder, relacionada ao período sensório-motor, seria confirmada ou não, se agora tomássemos crianças de 4 a 12 anos?. Assim, pretende-se estudar a relação existente entre as variáveis desenvolvimento cognitivo e desnutrição (especialmente a moderada). Para tal, aplicou-se três provas de Piaget sobre a contradição (por ser um estudo recente e ainda não estar suficientemente examinado, sobretudo em nossa realidade brasileira). Feitas as medidas antropométricas (peso e altura dos sujeitos) derterminam-se s graus de nutrição ou desnutrição. Correlações estatísticas são feitas entre as variáveis: níveis de cognitivo, graus nutricionais, idade, sexo, buscando-se possíveis inferências numa análise quantitativa. Examina-se qualitativamente os resultados obtidos, tomando-se por base os próprios estudos de Piaget e tendo-se em vista os problemas e hipóteses que inspiraram o trabalho.

Nome do Autor: FLORES, Terezinha M. Vargas
Nome do Orientador: Lino de Macedo
Instituição: Universidade de São Paulo
Estado:
Ano Publicação: 1984
Curso: Programa de Pós-Graduação em Psicologia
Grau do Trabalho: Tese de Doutorado
Área: Psicologia
Tipo de Pesquisa:
Referencial Teórico:
Assunto:Psicologia infantil
Referência:

FLORES, Terezinha M. Vargas. Relações entre graus nutricionais de crianças de periferia e níveis cognitivos alcançados em provas de Piaget sobre a contradição. São Paulo: PG em Psicologia, Instituto de Psicologia, Universidade de São Paulo, 1984. 187p. (Tese de Doutorado).