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Sequenciação fonêmica de pré-escolares e suas relações com a prática de ensino na alfabetização.

O objetivo da pesquisa foi analisar a linguagem infantil dos 3 aos 7 anos, e relacioná-la com a prática da alfabetização. A amostra foi de 80 crianças, divididas em 4 grupos de idade - 3, 4, 5 e 6 anos. (Foram entrevistados 15 professores alfabetizadores). Analisaram-se emissões, feitas pelas crianças, a partir da apresentação de figuras, de 41 vocábulos (substantivos) em que os fonemas do português falado no Brasil apareciam nas posições inicial, medial e final. Para a análise, utilizaram-se 4 categorias de erros-adição, substituição, omissão e distorção de fonemas. Através de questionário aplicado a 15 professores, identificaram-se a seleção e a ordenação dos fonemas no processo de alfabetização. A análise da fala das crianças evidenciou uma sequenciação evolutiva que levou à elaboração de um inventário da ordem de aquisição dos sons da fala, dos 3 aos 7 anos. A variação lingüística foi um dos aspectos mais observados, (na fala das crianças). As entrevistas com os professores evidenciaram que os fonemas são trabalhados aleatoriamente na alfabetização, e que há grande distância entre a realidade lingüística da criança e a proposta da escola.

Nome do Autor: MELO, Lia Maria Alcoforado de
Nome do Orientador: Sarita Maria Affonso Moisés
Instituição: Universidade Federal do Rio Grande do Norte
Estado:
Ano Publicação: 1983
Curso: Programa de Pós-Graduação em Educação
Grau do Trabalho: Dissertação de Mestrado Acadêmico
Área: Educação
Tipo de Pesquisa:
Referencial Teórico: Psicolingüistica
Assunto:Língua Oral / Língua Escrita
Referência:

MELO, Lia Maria Alcoforado de. Sequenciação fonêmica de pré-escolares e suas relações com a prática de ensino na alfabetização. Natal: PG em Educação, Departamento de Educação, Centro de Ciências Sociais Aplicadas, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 1983. 99p. (Dissertação de Mestrado).