Abec

Abec


     

Um modelo de análise para o sistema de formação do magistério primário.

Constatando qua a análise da formação do professor primário pode ser realizada pelo ângulo específico do seu processo e peas suas implicações no binômio professor primário e escola primária, procurou-se construir um modelo de análise que possibilitasse estabelecer a interdependência entre estas categorias. Indentificando a metodologia de análise de sistemas como a melhor alternativa para a construção do modelo, desenvolveu-se este estudo em um nível teórico no qual tentou-se buscar as informações necessárias para o delineamento do modelo e, em nível de pesquisa de campo, onde procurou-setestar sua funcionalidade. As dificuldades encontradas no dimensionamento dos elelmentos do sistema determinaram que a testagem do modelo ficasse restrita à testagem do processo e, para isto, elaborou-se instrumentos de pesquisa a fim de obter os dados necessários à análise das variáveis-critério selecionadas. Diagnosticou-se restrinções de naturezas diversas que dificultaram a análise dos elementos do sistema, mas que não impedem a sua existência, embora determinem seu mau funcionamento. As conclusões permitiram sugerir algumas estratégias para conduzir o sistema a um funcionamento adequado.

Nome do Autor: FONTANIVE, Nilma Santos
Nome do Orientador: Célia Lúcia Monteiro de Castro
Instituição: Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro
Estado:
Ano Publicação: 1973
Curso: Programa de Pós-Graduação em Educação
Grau do Trabalho: Dissertação de Mestrado Acadêmico
Área: Educação
Tipo de Pesquisa:
Referencial Teórico:
Assunto:
Referência: SANTOS, FONTANIVE, Nilma. Um modelo de análise para o sistema de formação do magistério primário.. 1973. Selecione tipo de trabalho... (Mestrado Acadêmico) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, , 1973.