Abec

Abec


     

Influências do folclore local, em um programa de alfabetização musical, sobre a alfabetização do idioma.

O trabalho relata estudo experimental que teve como objetivo examinar as influências de um Programa de Alfabetização Musical, com aplicações de canções e rimas folclóricas coletadas no meio urbano e rural, sobre a alfabetização do idioma de alunos da 1ª série do 1º grau do meio rural. A pesquisa envolveu três grupos de alunos: um grupo de controle e dois grupos experimentais de uma escola rural de Viamão. Um dos grupos experimentais trabalhou com o folclore musical coletado no interior de Viamão, e o outro grupo experimental com o folclore cantado pelas crianças do cento urbano de Porto alegre. Foram aplicados nos grupos um pré e um pós-teste; usou-se também uma ficha de acompanhamento do aluno. A análise dos resultados dos dois programas musicais levou à conclusão de que houve diferença significante na alfabetização do idioma. A autora ressalta, porém, a importância de um Programa de alfabetização Musical, dentro do currículo escolar, para se chegar ao desenvolvimento da linguagem total (linguagem musical, corporal e verbal).

Nome do Autor: MORAES, Zeny Oliveira de
Nome do Orientador: Ray Arthur Chesterfield
Instituição: Universidade Federal do Rio Grande do Sul
Estado:
Ano Publicação: 1977
Curso: Programa de Pós-Graduação em Educação
Grau do Trabalho: Dissertação de Mestrado Acadêmico
Área: Educação
Tipo de Pesquisa:
Referencial Teórico: Educação Artística: Música
Assunto:Proposta Didática
Referência:

MORAES, Zeny Oliveira de. Influências do folclore local, em um programa de alfabetização musical, sobre a alfabetização do idioma. Porto Alegre: PG em Educação, Faculdade de Educação, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, 1977. 87p. (Dissertação de Mestrado).