Abec

Abec


     

O ensino da língua materna na pré-escola: contribuição para a formulação de objetivos.

O objetivo do trabalho foi contribuir para a formulação de objetivos específicos para o ensino da língua materna na pré-escola, para que haja melhor desempenho no ensino obrigatório de 1º grau, particularmente na aquisição da leitura e da escrita. Foram analisadas duas estruturas curriculares: da rede de escolas de educação infantil do município de São Paulo, que atendia, preferencialmente, crianças das classes menos favorecidas, e pré-escolas particulares do município de São Paulo, que atendiam crianças de nível sócio-econômico mais elevado. Com base em teorias sobre a natureza e as funções da linguagem e informações sobre currículos pré-escolares, a autora propõe, pautando-se pela Taxionomia de Objetivos de Bloom, objetivos de domínio afetivo e cognitivo para o ensino da língua materna, no período que antecede à alfabetização. A autora conclui que um investimento criterioso e dosado, no ensino da Língua materna na pré-escola, será de grande valia para as etapas posteriores da aprendizagem.

Nome do Autor: LOBO, Elyane Aparecida Antunes Cavalca Reis
Nome do Orientador: Anna Maria Marques Cintra
Instituição: Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
Estado:
Ano Publicação: 1980
Curso: Programa de Pós-Graduação em Língua Portuguesa
Grau do Trabalho: Dissertação de Mestrado Acadêmico
Área: Letras
Tipo de Pesquisa:
Referencial Teórico: Lingüistica
Assunto:Proposta Didática
Referência:

LOBO, Elyane Aparecida Antunes Cavalca Reis. O ensino da língua materna na pré-escola: contribuição para a formulação de objetivos. São Paulo: PG em Língua Portuguesa, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, 1980. 119p. (Dissertação de Mestrado).