Abec

Abec


     

Questionando a "Reeducação do aluno fracassado"um estudo do sujeito psicológico a partir do sujeito epistémico

Trata-se de uma pesquisa que tem como pressuposto teórico a Epistemologia Genética de jean Piaget, realizada junto à rede de Gravataí - RS, e que se propõe a questionar o sistema de reeducação através de "Classes de Aprendizagem lenta". o ponto de partida foi o estudo de Ramozzi-Chiarottino (1984), que afirma que, dependendo do meio social onde a criança vive, e portanto, conforme a qualidade das interações com o meio, pode-se encontrar diferentes tipos de "atrasos cognitivos". então foi feito um trabalho de campo sob duas perspectivas. A primeira junto aos professores das Classes de Aprendizagem Lenta, reunindo-se com eles para refletir e questionar à sua prática pedagógica e buscar uma forma alternativa de educação das crianças "fracassadas". A segunda perspectiva trata-se de um estudo de um pequeno grupo de alunos dessas classes, através de provas piagetianas sobre abstração reflexiva, visando compreender o seu desenvolvimento cognitivo. Nesta dissertação é apresentado o andamento do trabalho, desde o questionamento das referidas classes, passando pela sua extinção nas escolas do município, até a criação de uma nova proposta educativa. na análise dos protocolos das crianças encontrou-se aquilo que Ramozzi-Chiarottino afirma em seu trabalho, ou seja, atrasos cognitivos em função do meio social. Sendo, pois, o desenvolvimento uma construção que o sujeito faz a partir de sua interação com o meio (físico e social) e confrontando o trabalho junto aos professores com as avaliações das crianças, propõe-se, no final, uma mudança na perspectiva do trabalho do professor, partindo a sua pedagogia da realidade interna e externa do seu aluno. Portanto, uma proposta de mudança pedagógica, visando a um atendimento das crianças com "problemas de aprendizagem" sem alijá-las do processo educativo regular, Ou seja, não adaptar o aluno à escola , (através de uma REEDUCAÇÃO) mas adaptar a pedagogia à criança REAL, a fim de quebrar o círculo vicioso da produção do analfabetismo.

Nome do Autor: Sérgio Roberto Kieling Franco
Nome do Orientador: Terezinha Maria Vargas Flores
Instituição: Universidade Federal do Rio Grande do Sul
Estado:Rio Grande do Sul
Ano Publicação: 1990
Curso: Programa de Pós-Graduação em Educação
Grau do Trabalho: Dissertação de Mestrado Acadêmico
Área: Ciências Humanas: Educação
Tipo de Pesquisa:
Referencial Teórico: Em análise
Assunto:Em análise
Referência: FRANCO, Sérgio Roberto Kieling. Questionando a "Reeducação do aluno fracassado"um estudo do sujeito psicológico a partir do sujeito epistémico. 1990. Dissertação de Mestrado (Programa de Pós-Graduação em Educação) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Rio Grande do Sul, 1990.