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Problemas percebidos por professores de 1ª série e supervisores de Educação Especial durante o processo de alfabetização de alunos deficientes mentais educáveis, egressos de classes especiais.

A pesquisa teve por objetivo verificar a incidência de freqüência e gravidade de problemas de aprendizagem ocorridos durante o processo de alfabetização de crianças deficientes mentais educáveis, quando encaminhadas à 1ª série do sistema regular de ensino, de acordo com a ótica do professor de 1ª série e do supervisor de Educação Especial. A amostra foi constituída de 50 professores de 1ª série de 30 escolas estaduais e 13 supervisores de Educação Especial de Porto Alegre. O instrumento utilizado foi um questionário constituído de 2 partes: na primeira parte, coletaram-se dados do respondente, e na 2ª parte, apresentou-se uma relação de 50 possíveis problemas do processo de alfabetização, abrangendo aspectos pedagógicos, psicológicos, físicos e sócio-econômicos, cuja freqüência e gravidade o respondente deveria avaliar. Os resultados demonstraram que: muitos problemas foram vistos por diferentes óticas pelos professores e supervisores; as informações dos supervisores estão mais coerentes com o que foi encontrado na literatura específica. São apresentadas alternativas de melhoria das estratégias de atendimento ao aluno possível candidato ou egresso de classe especial.

Nome do Autor: SOARES, Marlene da Silva
Nome do Orientador: Ângela Maria Brasil Biaggio
Instituição: Universidade Federal do Rio Grande do Sul
Estado:
Ano Publicação: 1983
Curso: Programa de Pós-Graduação em Educação
Grau do Trabalho: Dissertação de Mestrado Acadêmico
Área: Educação
Tipo de Pesquisa:
Referencial Teórico: Pedagogia
Assunto:Dificuldades de Aprendizagem
Referência:

SOARES, Marlene da Silva. Problemas percebidos por professores de 1ª série e supervisores de Educação Especial durante o processo de alfabetização de alunos deficientes mentais educáveis, egressos de classes especiais. Porto Alegre: PG em Educação, Faculdade de Educação, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, 1983. 226p. (Dissertação de Mestrado).