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Concepções de linguagem e o ensino da Língua Materna do formalismo ensinado ao real ignorado

o objetivo deste trabalho é discutir o ensino da lígua materna na escola pública, tentando identificar as barreiras para o desenvolvimento efetivo da linguagem do aluno. O campo teórico constitui-se no confronto entre a tradição de concepções formalistas, que entendem a língua como "dado", representadas pela linguística formal, e a concepção interacionista de Bakhtin, que entende a língua como um processo histórico que se define nas relações sociais e em seu caráter ideológico e significativo. À luz desse quadro teórico, realizou-se um estudo do ensino da língua materna em uma escola pública da rede municipal do Rio de Janeiro, tendo-se analisado a interação entre os participantes do processo escolar, o que se ensina e o que não se ensina na disciplina de língua portuguesa, e quem define o que se ensina. Na análise da interação verbal, desvelaram-se as representações que se constituem no processo pedagógico pelos agentes pedagógicos, tendo-se utilizado o Conselho de Classe como manifestação dessas representações. O trabalho de campo evidencia que "o que se ensina" é a gramática, e o "que não se ensina" é a língua enquanto construção de significados sociais. Constatou-se, também, que "quem define o que ensina", na aparência masi imediata, são as condições materiais, a formação do professor, os concursos e o vestibular. Todavia, essas determinações reais são, na verdade, resultado de uma determinação mais fundamental, que é a própria concepção de linguagem como expressão particular de uma sociedade fragmentária e formalista.

Nome do Autor: Edith Ione dos Santos Frigotto
Nome do Orientador: Magda Becker Soares
Instituição: Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro
Estado:Rio de Janeiro
Ano Publicação: 1990
Curso: Programa de Pós-Graduação em Educação
Grau do Trabalho: Dissertação de Mestrado Acadêmico
Área: Ciências Humanas: Educação
Tipo de Pesquisa:
Referencial Teórico: Em análise
Assunto:Em análise
Referência: FRIGOTTO, Edith Ione dos Santos. Concepções de linguagem e o ensino da Língua Materna do formalismo ensinado ao real ignorado. 1990. Dissertação de Mestrado (Programa de Pós-Graduação em Educação) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 1990.