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O desenvolvimento da capacidade criativa da criança e o papel dos métodos empregados no ensino da linguagem.

O objetivo da pesquisa foi a identificação de diferenças no desenvolvimento da capacidade criativa de crianças, de ambos os sexos e de diferentes níveis sócio-econômicos, alfabetizadas pelos métodos analítico e sintético, nas 1ª séries da rede oficial de Uberlândia. Foram sujeitos da pesquisa 53 crianças com idade média de 7 anos, sem pré-escola%u2019, divididos em dois grupos segundo o método pelo qual seriam alfabetizadas. Os instrumentos utilizados foram: ficha informativa para categorização dos sujeitos, e o teste de Wallach e Kogan, aplicado em duas sessões: na entrada dos sujeitos na escola no final do ano do semestre. A criatividade foi avaliada através de 3 dimensões: fluência, originalidade e flexibilidade das respostas. Os resultados encontrados foram: houve diferenças significativas apenas na dimensão "flexibilidade" cujo índice se mostrou mais elevado no grupo sintético, quando comparado ao grupo analítico, ; não foram encontradas diferenças entre os grupos femininos e masculinos e nem entre o grupo de diferentes níveis sócio-econômicos.

Ano Publicação: 1978
Grau Do Trabalho: Dissertação de Mestrado
√Ārea: Psicologia
Tema: Psicologia
Natureza Do Texto:Pesquisa: Estudo Comparativo
Referencial Teórico: Psicologia Confronto de Abordagens
Ideário Pedagógico: Ausência de Ideário
Assunto:Método
Referência:

GARCIA, Maria de Lourdes de Miranda. O desenvolvimento da capacidade criativa da criança e o papel dos métodos empregados no ensino da linguagem. Rio de Janeiro: Pós-Graduação em Psicologia no Instituto de Estudos Avançados em Educação da Fundação Getúlio Vargas, 1978. 92p. (Dissertação de Mestrado).