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Relacionamento de disfunção cerebral mínima e repetência, com coordenação visual-motora e problemas de conduta, em escolares da 1ª série do 1º grau.

O objetivo desta pesquisa foi investigar, em escolas públicas de Juiz de Fora - MG, em alunos da 1ª série do 1º grau, o relacionamento de disfunção cerebral mínima e repetência, com freqüência de problemas de conduta e coordenação visual-motora, controlando-se quociente intelectual e idade dos sujeitos. Foram estudados 46 alunos, 25 repetentes e 21 não repetentes. Para medir disfunção cerebral mínima, foram utilizados três instrumentos: a) um formulário para registro de Anamnese; b)um exame neurológico não tradicional; e c) um eletroencefalograma. Para medir coordenação visual-motora, aplicou-se o teste de Bender-Koppitz (1964), e um questionário aplicado às professoras para detectar problemas de conduta. Verificaram-se efeitos significativos de disfunção cerebral mínima e de interação dessa variável com repetência sobre coordenação visual-motora e freqüência de problemas de conduta. Repetência escolar, isoladamente, não teve efeito sobre a freqüência com que ocorrem problemas de conduta nos alunos.

Nome do Autor: BARBOSA, José Carlos Corrêa
Nome do Orientador: Laís Esteves Loffredi
Instituição: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Estado:
Ano Publicação: 1978
Curso: Programa de Pós-Graduação em Educação
Grau do Trabalho: Dissertação de Mestrado Acadêmico
Área: Educação
Tipo de Pesquisa:
Referencial Teórico: Psiconeurologia
Assunto:Dificuldades de Aprendizagem
Referência:

BARBOSA, José Carlos Corrêa. Relacionamento de disfunção cerebral mínima e repetência, com coordenação visual-motora e problemas de conduta, em escolares da 1ª série do 1º grau. Rio de Janeiro: PG em Educação, Faculdade de Educação, Centro de Filosofia e Ciências Humanas, Universidade Federal do Rio de Janeiro, 1978. 122p. (Dissertação de Mestrado).