Abec

Abec


     

Meios de comunicação na formação de professores: televisão e vídeo em questão

O trabalho pretende ser uma contribuição para os estudos sobre Educação Escolar para a comunicação e os meios de comunicação na sociedade, em cursos que formam professores, atendendo aos seguintes objetivos: 1) investigar os problemas - e as razões para superá-los - apontados por estudantes em cursos de Pedagogia e de 2º grau Magistério quanto ao uso de meios de comunicação em suas aulas como alunos e como professores; 2) investigar os problemas apontados por esses professores quanto ao uso de Televisão e Vídeo com e por crianças em escolas públicas; investigar as análises - e suas razões - realizadas por esses professorandos frente a um programa de TV que a criança da escola vê, análises essas, feitas por meio de umadas possibilidades de uso de Vídeo na sala de aula; 3) investigar mudanças ocorridas com estudantes em curso de Pedagogia, durante um processo de estudos sobre Televisão e Vídeo, em uma sequência de aulas integrantes do currículo de seu curso de graduação. Essa sequência de estudos tem seus dados descritos e analisados, confirmando-se a necessidade de mais pesquisas nessa área.

Nome do Autor: Maria Felisminda de Rezende Fusari
Nome do Orientador: Geraldina Porto Witter
Instituição: Universidade de São Paulo
Estado:São Paulo
Ano Publicação: 1990
Curso: Programa de Pós-Graduação em Psicologia
Grau do Trabalho: Tese de Doutorado
Área: Ciências Humanas: Psicologia
Tipo de Pesquisa:
Referencial Teórico: Em análise
Assunto:
Referência: FUSARI, Maria Felisminda de Rezende. Meios de comunicação na formação de professores: televisão e vídeo em questão. 1990. Tese de Doutorado (Programa de Pós-Graduação em Psicologia) - Universidade de São Paulo, São Paulo, 1990.