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Remediação de leitura e escrita em escolares através de instrução programada.

Esta pesquisa teve por objetivo testar a eficácia de uma instrução programada na remediação de leitura e escrita e estudar a relação entre as diferentes categorias de respostas envolvidas no processo de aprendizagem de leitura e escrita. Os sujeitos foram 12 escolares de 1ª e 2ª séries com dificuldades em leitura e escrita, distribuídos em 2 grupos (Ge1 e Ge2), submetidos aos seguintes procedimentos: pré-teste, treino e pós-teste. O pré-teste consistiu na aplicação de 6 provas de leitura e escrita e da Técnica de Avaliação de Desempenho Verbal Infantil (TADVI). O treino foi diferenciado: no Ge1, foi aplicado o programa "Lendo e Escrevendo" (Witter e Copit, 1973) e, para o Ge2, o treino consistiu na recuperação das dificuldades de alfabetização através da Cartilha "Caminho Suave" (Lima, 1977). O pós-teste foi composto das mesmas provas do pré-teste. Quanto à avaliação de leitura e escrita, os resultados indicaram a não existência de diferenças significantes entre pré e pós-teste, intra e inter-grupos. Os resultados da TADVI demonstraram a ocorrência de diferenças significativas no Ge1, entre pré e pós-teste, sugerindo a adequação do programa "Lendo e Escrevendo" como estratégia para desenvolvimento do repertório verbal em carentes culturais.

Nome do Autor: BETETTO, Ana Maria Belém de Freitas
Nome do Orientador: Geraldina Porto Witter
Instituição: Universidade de São Paulo
Estado:
Ano Publicação: 1981
Curso: PG em Psic. Escolar e do Desenvolvimento Humano
Grau do Trabalho: Dissertação de Mestrado Acadêmico
Área: Psicologia
Tipo de Pesquisa:
Referencial Teórico: Psicologia Associacionismo
Assunto:Dificuldades de Aprendizagem
Referência:

BETETTO, Ana Maria Belém de Freitas. Remediação de leitura e escrita em escolares através de instrução programada. São Paulo: PG em Psicologia Escolar e do Desenvovimento Human, Instituto de Psicologia, Universidade de São Paulo, 1981. 216p. (Dissertação de Mestrado).