Abec

Abec


     

Análise dos motivos de encaminhamento de alunos de classes comuns à classes especiais de escolas públicas de 1º grau.

O objetivo desta pesquisa foi analisar as razões pelas quais alunos de classes comuns são encaminhados para classes especiais, no sistema de ensino do Piauí. A coleta de dados foi feita através de entrevistas com quinze professores e dez orientadores educacionais envolvidos no o processo de encaminhamento de alunos. A análise das respostas permitiu categorizar as causas do encaminhamento dos alunos às classes especiais e constatar a precariedade na identificação dos problemas dos alunos, a falta de ação para remediá-los antes do encaminhamento e a atribuição de responsabilidade predominantemente ao aluno e à família.

Nome do Autor: ALMEIDA, Carmelita Saraiva
Nome do Orientador: Nivaldo Nale
Instituição: Universidade Federal de São Carlos
Estado:
Ano Publicação: 1984
Curso: Programa de Pós-Graduação em Educação Especial
Grau do Trabalho: Dissertação de Mestrado Acadêmico
Área: Educação
Tipo de Pesquisa:
Referencial Teórico: Psicologia Associacionismo
Assunto:Dificuldades de Aprendizagem
Referência:

ALMEIDA, Carmelita Saraiva. Análise dos motivos de encaminhamento de alunos de classes comuns à classes especiais de escolas públicas de 1º grau. São Carlos: PG em Educação Especial, Centro de Educação e Ciências Humanas, Universidade Federal de São Carlos, 1984. 164p. (Dissertação de Mestrado).