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Escola e Cotidiano: uma história da educação a partir da obra de José Lins do Rego (1890-1920).

O trabalho buscou (re)construir o cotidiano da escola primária no final do século passado e nas décadas iniciais (1890-1920) na região açucareira da Paraiba. As obras do escritor paraibano José Lins Rego, em especial "Doidinho", serviram de fonte principal da pesquisa: Para confronto, foram utilizados também outros tipos de fontes: quinze autobiografias ou biografias de autores diversos e outros documentos escritos, oficiais (legislação, relatório, etc) e não oficiais (revistas, almanaques, etc.). Foram consideradas importantes na análise questões como a história dos meninos no engenho, antes de ingressarem na escola; organização do espaço educativo; as relações estabelecidas entre professores e alunos e entre alunos e alunos; os métodos e conteúdos de ensino; as punições; as relações da escola com o mundo extra-institucional; as outras experiências vividas pelo aluno no interior da escola - sexualidade, higiene, alimentação, religião; as representações que o aluno construia a respeito da escola; os processos de rejeição da escola; os processos de rejeição e submissão que apresentava diante da ação escolar. Essas análises foram realizadas tendo como suporte teórico-metodológico as relações entre história, narrativa, ficção, literatura e memória e a produção literária de José Lins do Rego, no contexto em que foi gestada.

Nome do Autor: GALVÃO, Ana Maria de Oliveira
Nome do Orientador: Eliane Marta Santos Teixeira Lopes
Instituição: Universidade Federal de Minas Gerais
Estado:
Ano Publicação: 1994
Curso: Programa de Pós-Graduação em Educação
Grau do Trabalho: Dissertação de Mestrado Acadêmico
Área: Educação
Tipo de Pesquisa:
Referencial Teórico:
Assunto:
Referência:

GALVÃO, Ana Maria de Oliveira. Escola e Cotidiano: Uma História da Educação a partir da obra de José Lins do Rego (1890-1920). Belo Horizonte: PG em Educação, Faculdade de Educação, Universidade Federal de Minas Gerais, 1994. 395p. (Dissertação de Mestrado).