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Linguagem, interação e ensino

Partindo da noção de indeterminação relativa da linguagem (Franchi, 1977), elegeu-se o processo interlocutivo como espaço de constituição dos sujeitos e da linguagem pelo trabalho linguístico de ambos. Estudam-se as ações que se fazem com a linguagem, que se fazem sobre a linguagem e da linguagem, retirando-se deste quadro teórico alternativas para o ensino de língua portuguesa que contemple um trabalho pedagógico centrado no conhecimento e na produção, contrapondo-o a um ensino centrado no reconhecimento e na reprodução. No confronto entre trabalho com o resultado da pesquisa científica e o trabalho de produção de conhecimento, opta-se pelo segundo, fornecendo, no que tange ao ensino de língua portuguesa, elementos caracterizadores de um ensino produtivo da redação, da leitura e da gramática.

Nome do Autor: João Wanderley Geraldi
Nome do Orientador: Carlos Franchi
Instituição: Universidade Estadual de Campinas
Estado:São Paulo
Ano Publicação: 1990
Curso: Programa de Pós-Graduação em Linguística
Grau do Trabalho: Tese de Doutorado
Área: Linguística, Letras e Artes: Linguística e Letras
Tipo de Pesquisa:
Referencial Teórico: Em análise
Assunto:Lingüística
Referência: GERALDI, João Wanderley. Linguagem, interação e ensino. 1990. Tese de Doutorado (Programa de Pós-Graduação em Linguística) - Universidade Estadual de Campinas, São Paulo, 1990.