Abec

Abec


     

A individualização do ensino em uma pré-escola: relato de uma experiência

A tese descreve uma experiência de ensino pré-escolar realizada em Belo Horizonte - MG, nos anos de 71-74, em uma instituição particular, em que se introduziu a individualização no ensino das áreas de matemática e linguagem, com base nos princípios de Análise do Comportamento e Tecnologia de Ensino Programado dela derivada. No caso da linguagem, o objetivo era alfabetizar crianças de no mínimo 4 anos, concentrando-se na escrita, com o pressuposto de que a leitura decorreria desta. Elaborou-se, para isso, um programa de escrita manuscrita cursiva, construído em função de uma seqüência comportamental previamente estabelecida. A autora, a partir de dados sobre o desempenho dos alunos nos programas de contingências, faz considerações relacionadas à questão de como avaliar a natureza e a eficácia de um programa de contingências de ensino e ainda, considerações a respeito da seqüência de seus programas, da importância da ordenação de conteúdos programáticos e da necessidade de uma revisão dos currículos previstos para o ensino pré-escolar.

Ano Publicação: 1983
Grau Do Trabalho: Tese de Doutorado
√Ārea: Psicologia
Tema: Psicologia
Natureza Do Texto:Relato de Experiência
Referencial Teórico: Psicologia Associacionismo
Ideário Pedagógico: Pedadogia Tecnicista
Assunto:Proposta Did√°tica
Referência:

TEIXEIRA, Adélia Maria Santos. A individualização do ensino em uma pré-escola: relato de uma experiência. São Paulo: PG em Psicologia, Departamento de Psicologia Experimental, Instituto de Psicologia, Universidade de São Paulo, 1983. 221p. (Tese de Doutorado).