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A redação escolar: processo e produtos das classes de iniciação

A pesquisadora analisa programas de Comunicação e Expressão para as 1ª e 2ª séries propostos para a rede municipal de Curitiba, e textos produzidos por alunos de rendimento considerado satisfatório dessas duas séries de uma escola representativa do ensino público oficial do Paraná em zona urbana. Os textos foram produzidos a partir da solicitação de que as crianças escrevessem sentenças com determinadas palavras (substantivos e adjetivos). A análise dos programas revelou que os processos escolares de aquisição da escrita visam sobretudo ao caráter formal e externo da apresentação gráfica, em detrimento da estimulação para o desenvolvimento do potencial de expressão lingüística dos alunos. As sentenças produzidas foram analisadas quanto à "criatividade do conteúdo"- fluência (número de vocábulos nas sentenças), significado das palavras (atualização repetitiva ou original da palavra), significado do período (propósito e assunto) - e quanto ao "padrão conformativo" (linguagem e ortografia), e a análise evidenciou pouca fluência, atualização repetitiva de palavras, predominância do período assertivo e sua variante exclamativa, padrão repetitivo em relação ao assunto, imposição mecânica de formas da língua culta, e excelente nível de desempenho ortográfico, o que revela a preocupação dominante da escola com a ortografia, na área da escrita. Os resultados, segundo a autora, demonstram a preocupação excessiva da escola com os aspectos mecânicos da forma gráfica, a pouca relevância dada ao aspecto criativo da redação, a desenformarão a respeito das diferenças entre comunicação oral e escrita, uma confiança exagerada em exercícios repetitivos mecânicos e a insistência em modelos anacrônicos de textos escritos.

Nome do Autor: GUIMARÃES, Maria Ignez de Oliveira
Nome do Orientador: Zélia Milléo Pavão
Instituição: Universidade Federal do Paraná
Estado:
Ano Publicação: 1980
Curso: Programa de Pós-Graduação em Educação
Grau do Trabalho: Dissertação de Mestrado Acadêmico
Área: Educação
Tipo de Pesquisa:
Referencial Teórico: Lingüistica
Assunto:Determinantes de Resultados
Referência:

GUIMARÃES, Maria Ignez de Oliveira. A redação escolar: processo e produtos das classes de iniciação. Curitiba: PG em Educação, Setor de Educação, Universidade Federal do Paraná, 1980. 184p. (Dissertação de Mestrado).