Abec

Abec


     

Identificação e discriminação de inabilidades para a aprendizagem da leitura: uma experiência em treinamento de professoras de 1º grau.

Desenvolveu-se este trabalho com o objetivo de estudar em que medida um programa de treinamento que prepara professores para utilizar um registro de observação facilita a identificação e discriminação de inabilidades para a aprendizagem da leitura em crianças de 1º grau. O registro de observação da leitura foi elaborado pela autora, tomando como modelo o Modelo-Guia para Observação e Registro de Dados com Finalidade Diagnóstica, sugerido por Brueckner e bond. A fidedignidade do Registro de Observação da Leitura foi avaliada através de teste e reteste em dez crianças e o coeficiente de correlação obtido foi Rs = 0,86. O registro de observação da leitura foi considerado válido para o contexto deste trabalho, uma vez que se verificou um alto índice de concordância, na sua utilização, pelos professores que constituiram a amostra. A utilização do Registro de Observação da Leitura foi aprofundada pela utilização da Lista de Interpretação das Falhas e Erros de Leitura, cuja finalidade foi a de conduzir ao levantamento das possíveis causas ou explicações para as falhas e erros. A lista de Interpretação das Falhas e Erros de Leitura foi elabora a partir dos estudos teóricos realizados pela autora e a validade da mesma foi obtida através da concordância entre seis especialistas em Psicopedagogia Terapêutica. o treinamento dos professores consistiu num curso de oitenta horas, o "Curso de Atualização em Dificuldades para Aprendizagem da Leitura", desenvolvido junto ao curso de Pós-Graduação em Educação da Pontifícia Universidade Católica. o referido curso foi desenvolvido para vinte e seis professoras da rede estadual e particular de Porto Alegre, sendo que sessenta horas foram destinadas a estudos teóricos e vinte à prática na utilização do Registro de Observação da Leitura e da Lista de Interpretação das Falhas e Erros de Leitura. A verificação da hipótese 1 revelou que é possível aceitar comoverdadeira a afirmação de que, quando os professores são treinados para usar um Registro de Observação, desenvolvem maior conhecimento sobre as inabilidades para a aprendizagem da leitura. A verificação da hipótese 2 permitiu que se aceitasse como verdadeira a afirmação de que quando os professores são treinados para utilizar um registro de observação, desenvolvem habilidade para identificar e discriminar inabilidades para a aprendizagem da leitura. Dentro dos limites desta pesquisa, considerando as restrições metodológicas, podemos concluir que o problema foi solucionando positivamente e os objetivos foram alcançados.

Nome do Autor: GOLBERT, Clarissa Seligman
Nome do Orientador:
Instituição: Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul
Estado:
Ano Publicação: 1978
Curso:
Grau do Trabalho: Dissertação de Mestrado Acadêmico
Área: Educação
Tipo de Pesquisa:
Referencial Teórico:
Assunto:Alfabetização
Referência: SELIGMAN, GOLBERT, Clarissa. Identificação e discriminação de inabilidades para a aprendizagem da leitura: uma experiência em treinamento de professoras de 1º grau.. 1978. Selecione tipo de trabalho... (Mestrado Acadêmico) - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, , 1978.