Abec

Abec


     

Aprender a ler: um estudo sobre compreensão de texto na situação de sala de aula.

Foi investigada, na situação normal de sala de aula, a compreensão de leitura, definida como identificação e verbalização dos conceitos básicos de um texto. Os sujeitos eram estudantes universitários, distribuídos em dois grupos: GI (ou Grupo Experimental) e GII (ou Grupo Freedback ou, ainda, de Controle). O procedimento experimental, baseando-se em algumas variáveis do trabalho de Fox (1973) sobere hábitos de estudo, consistiu em submeter os sujeitos do GI a quatro fases, a saber: Linha-de-base, feedback, "sondagem" e repetição-com-anotação. Os sujeitos do GII, após a linha-de-base, permaneceram na condição feedback, durante todo o experimento. Os dados foram analisados, estatisticamente, comparando-se o primeiro dia de desempenho em cada uma das fases; desempenho durante os três dias de manipulação da variável "sondagem"; retenção imediata versus retenção prolongada, no GI. A análise estatística indicou a equivalência dos grupos no período correspondente às duas primeiras fases (Linha-de-base e feedback). A partir da manipulação da variável "sondagem" ocorreu um desempenho significativamente maior, em relação ao GII, indicativo do efeito das variáveis manipuladas, sobre o comportamento de compreensão do texto. Apesar dessa diferença significante, as curvas obtidas obedeceram ao mesmo sentido. Algumas hipóteses foram levantadas na tentativa de explicar este fenômeno: inflência do curso, presença do experimentador, feedback, tipo de questão. Além de confirmar a eficácia de algumas variáveis do método SQ3R, a grande importância deste estudo reside na viabilidade de aplicação do procedimento usado na situação normal de sala de aula.

Nome do Autor: GOMES, Jerusa Vieira
Nome do Orientador: Rachel R. Kerbauy.
Instituição: Universidade de São Paulo
Estado:
Ano Publicação: 1979
Curso: Programa de Pós-Graduação em Psicologia
Grau do Trabalho: Dissertação de Mestrado Acadêmico
Área: Psicologia
Tipo de Pesquisa:
Referencial Teórico:
Assunto:
Referência: VIEIRA, GOMES, Jerusa. Aprender a ler: um estudo sobre compreensão de texto na situação de sala de aula.. 1979. Selecione tipo de trabalho... (Mestrado Acadêmico) - Universidade de São Paulo, , 1979.