Abec

Abec


     

"Tempos pioneiros": a constituição do campo da didática no ensino superior brasileiro.

Analisa, em uma perspectiva histórico-sociológica, o processo de costituição do campo da Didática no ensino superior brasileiro, através das memórias de um conjunto de dez agentes representativos de diferentes momentos da história da Didáticanesse nível de ensino. Identifica quem foram os primeiros catedráticos de didática e seus assistentes nas antigas Faculdades de Filosofia, como a Didática doi delimitando o seu campo de estudo e práticas, a sua posição na hierarquia de disciplinas que constituíam as Faculdades de Filosofia e as relações entre a Didática e a Prática de Ensino nessas instituições. Aponta ainda para a história recente da didática no ensino superior brasileiro, indicando possibilidades de análise do movimento de "crise" vivido pela Didática a partir de meados da década de 70. Conclui que a trajetória do campo da Didática no ensino superior brasileiro é marcada pela falta de legitimidade e pela ambiguidade na delimitação do seu objeto de estudo e prátricas. Contribuíram para isso o pouco prestígio que lhe era atribuído nas Faculdades de Filosofia em virtude, entre outros fatores, do capital social e escolar dos seus primeiros catedráticos, da natureza da definição que se impôs no campo acerca do seu objeto de estudos e práticas, e da fragmentação a que foi sobmetido o prórpio campo e o seu objeto de estudo. Esses fatores, aliados à hegemonia que a Sociologia passa a ter no campo educacional no final dos anos 70, concorrem para a "crise" que atravessou o campo da Didática nesses mesmos anos.

Nome do Autor: GARCIA, Maria Manuela Alves
Nome do Orientador: Magda Becker Soares
Instituição: Universidade Federal de Minas Gerais
Estado:
Ano Publicação: 1994
Curso: Programa de Pós-Graduação em Educação
Grau do Trabalho: Dissertação de Mestrado Acadêmico
Área: Educação
Tipo de Pesquisa:
Referencial Teórico:
Assunto:
Referência: ALVES, GARCIA, Maria Manuela. "Tempos pioneiros": a constituição do campo da didática no ensino superior brasileiro.. 1994. Selecione tipo de trabalho... (Mestrado Acadêmico) - Universidade Federal de Minas Gerais, , 1994.