Abec

Abec


     

Professor alfabetizador bem sucedido: um mito, uma realidade ou um universo relacional de significados?

O presente trabalho teve por objetivo investigar fatores de sucesso em alfabetização, dentro de um universo diversificado de significados estabelecidos na interligação com os conceitos de leitura, homem, sociedade, mundo, de cada professor alfabetizador. Pretendeu-se, também, entender as relações entre o alfabetizador considerado bem sucedido, sua ação pedagógica, e o processo do aluno como sujeito do conhecimento. Para tanto, foi realizado com profissionais de escolas públicas, estaduais e municipais um estudo de caso de uma alfabetizadora bem sucedida, através de observações sistemáticas, em sala de aula, acompanhadas de entrevistas. Na busca de entender o sucesso em alfabetização, fomos investigar alfabetizadores bem sucedidos dentro de um universo de relações que envolveriam diferentes cosmovisões desses alfabetizadores. É preciso entender as relações de trabalho e deformações do professor , para entender a qualidade da relação, tanto do ponto de vista da competência técnica, quanto do relacionamento interpessoal. No decorrer do trabalho, foi possível caracterizar 3 tipos de professores bem sucedidos, a partir das conceptualizações de leitura de cada um dos grupos: o grupo que entende leitura como código decifrado; o segundo como decifrado com significado; e o terceiro, que entende a leitura na dimensão política e como, primordialmente , busca de significados . A conclusão deste estudo indica que professores eficazes devem valorizar tanto os aspectos afetivos quanto os cognitivos no ensino e que esses aspectos, aliados ao manejo de classe, facilitam a ação docente.

Nome do Autor: ÁVILA, Ivany de Souza
Nome do Orientador: Rute Vivian Angelo Baquero
Instituição: Universidade Federal do Rio Grande do Sul
Estado:
Ano Publicação: 1989
Curso: Programa de Pós-Graduação em Educação
Grau do Trabalho: Dissertação de Mestrado Acadêmico
Área: Educação
Tipo de Pesquisa:
Referencial Teórico: Pedagogia
Assunto:Caracterização do Alfabetizador
Referência:

ÁVILA, Ivany de Souza. Professor alfabetizador bem sucedido: um mito, uma realidade ou um universo relacional de significados? Caxias do Sul: PG em Educação, Faculdade de Educação, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, 1989. 165p. (Dissertação de Mestrado).