Abec

Abec


     

Processo de construção de conhecimento do professor sobre o ensino: algumas mediações (movimentos entre conhecimento sistematizado, e o saber cotidiano e a vivência)

Do ponto de cista teórico, o trabalho propõe investigar a unidade dialética entre a construção do conhecimento do professor e as interações mantidas entre ele e seus alunos, historicamente situados. Nessa linha pretende-se relacionar as idéias de Lefebvre referentes ao estudo das representações - idéias estas orientadas por uma análise filosófica e antropológica - com aquelas de Vygostsky, Bakhtim e seguidores, para quem a construção do conhecimento e da própria subjetividade se dá a partir de matrizes sociais, medidas pela cultura e pela linguagem. Os dados trabalhados no estudo foram coletados durante o ano de 1990, em uma das quatro escolas constantes de outra pesquisa, realizada em 1980, cujos resultados foram discutidos na tese de doutorado da pesquisadora intitulada "Escola e cotidiano: a obra em cnstrução - o poder das práticas cotidianas na transformção da escola", mais tarde publicada pela Cortez Editora.

Nome do Autor: Sônia Teresinha de Sousa Penin
Nome do Orientador:
Instituição: Universidade de São Paulo
Estado:São Paulo
Ano Publicação: 1993
Curso: Programa de Pós-Graduação em Educação
Grau do Trabalho: Tese de Livre Docência
Área: Ciências Humanas: Educação
Tipo de Pesquisa:
Referencial Teórico: Em análise
Assunto:Alfabetização
Referência: PENIN, Sônia Teresinha de Sousa. Processo de construção de conhecimento do professor sobre o ensino: algumas mediações (movimentos entre conhecimento sistematizado, e o saber cotidiano e a vivência). 1993. Tese de Livre Docência (Programa de Pós-Graduação em Educação) - Universidade de São Paulo, São Paulo, 1993.