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Formação do magistério de 1º grau - Reconstrução de uma política.

Este estudo tem por objetivo analisar a política de formação do magistério do 1º grau, instituída pela Lei nº 5.692/71, nos aspectos que se referem especificamente ao professor de 1ª a 4ª série, com o fim de situá-la no contexto geral da política educacional do país. A análise baseou-se na leitura dos textos legais, documentos oficiais e literatura existentes. Para melhor fundamentá-la procurou-se reconstruir historicamente a política de formação do professor primário que se desenvolveu a partir do estabelecimento, no Brasil, das primeiras escolas normais, buscando destacar os fatores de ordem econômica, política, social e ideológica que a determinaram e a linha de orientação que acabou por defini-la. o estudo realizado permite considerar que, em seus aspectos fundamentais, essa linha de orientação prolongou-se após 1971. A política de formação do magistério continuou a se desenvolver no sentido de atender aos interesses e às necessidades do sistema de ensino dos centros urbanos; a oferecer níveis desiguais de preparo para o professorado, variando esses níveis de acordo com as condições econômicas das diferentes regiões do país; a permitir a elevação gradativa dos requisitos educacionais para o exercício da atividade docente nas séries iniciais do 1º grau nas grandes cidades, centros econômica e culturalmente mais desenvolvidos; a acentuar o caráter propedêutico dos cursos de formação de professores e, finalmente, a favorecer sua expansão nas áreas urbanas e a não estabelecer um sistema regular de habilitação do pessoal docente para as áreas rurais cujos sistemas de ensino ficam à mercê de professores preparados em programas intensivos de caráter de emergências. Tais considerações basearam-se na análise das condições legais que definem os critérios de formação do magistério em confronto com as possibilidades do sistema de ensino que mostra que, mesmo os níveis mínimos de habilitação exigidos para o exercício da atividade docente, só poderão ser, de modo geral, oferecidos nos centro mais desenvolvidos. Igualmente se pode dizer das condições estabelecidas para a melhoria dos padrões de vencimentos do professor, diretamente ligadas aos critérios que definem seu nível de qualificação profissional. As razões expostas permitem observar que, a se consolidar, a linha de orientação definida pelo Estado para a política de formação do magistério das séries iniciais do 1º grau poderá contribuir para que os sistemas de ensino, de acordo com as áreas em que se situem, consequentemente, de acordo com a clientela a que servem, disponham de professores com níveis de preparo extremamente desiguais. Fato que contraria a política educacional traçada por esse mesmo Estado que declara como princípio básico a democratização do ensino e como uma das metas principais a melhoria do redimento escolar.

Nome do Autor: INNOCENCIO, Neyde Rodrigues
Nome do Orientador: Luiz Antônio Rodrigues da Cunha
Instituição: Fundação Getúlio Vargas
Estado:
Ano Publicação: 1978
Curso:
Grau do Trabalho: Dissertação de Mestrado Acadêmico
Área: Educação
Tipo de Pesquisa:
Referencial Teórico:
Assunto:Educação
Referência: RODRIGUES, INNOCENCIO, Neyde. Formação do magistério de 1º grau - Reconstrução de uma política.. 1978. Selecione tipo de trabalho... (Mestrado Acadêmico) - Fundação Getúlio Vargas, , 1978.