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A formação do professor para a escola básica: da denúncia ao anúncio de uma nova prática.

Este estudo se constituiu em uma análise da prática pedagógica desenvolvida por um grupo de professores em uma escola da rede estadual que oferece o curso de formação de professores das quatro primeiras séries do primeiro grau. Por prática pedagógica considerou-se os conteúdos e valores transmitidos, a ação do professor (revelada pela visão acerca do aluno, pelos procedimentos, recursos utilizados e pelo uso do tempo) e a reação do aluno face às práticas realizadas. O trabalho apoiou-se, em termos de referencial de análise, nos eixos considerados essenciais à formação do professor primário que foram: a escola básica e os mecanismos de marginalização da criança pobre, o contexto escolar visto pelo professor, as bases de formação do professor primátrio (incluindo-se a história da escola normal e a crítica das práticas de formação) e o redimensionamento da formação a a partir dos dados levantados e analisados. Quanto à abordagem metodológica, trata-se de uma pesquisa de caráter empírico-analítico que caminhou na linha de um "estudo de caso" sendo que os instrumentos de coleta de dados empregados foram a observação, a análise de documentos, arquivos e registros e a entrevista. A partir de dados levantados, verificou-se que a prática pedagógica desenvolvida no interior da sala de aula não expressa um projeto articulado em termos dos conhecimentos e habilidades que um professor de primeira e quarta série do primeiro grau deve possuir. Ao lado deste aspecto, foi percebido também que um número expressivo de professores realiza uma prática formal, fundada na transmissão de regras, conhecimentos que não se ntegram à ação concreta, embora tenha-se notado que há um grupo de professores que está desenvolvendo um trabalho pedagógico articulado ao contexto da escola básica e está proporcionando ao aluno, conteúdos e habilidades necessários a uma ação eficaz. Na verdade, a pesquisa apontou para a existência dse um movimento no interior do curso, o qual remete para a busca da revitalização da escola normal como uma direção possível.

Nome do Autor: Isabel A. Oswald Monteiro, LELIS
Nome do Orientador: Zaia Brandão
Instituição: Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro
Estado:Rio de Janeiro
Ano Publicação: 1983
Curso: Programa de Pós-Graduação em Educação
Grau do Trabalho: Dissertação de Mestrado Acadêmico
Área: Educação
Tipo de Pesquisa:
Referencial Teórico:
Assunto:
Referência: LELIS, Isabel A. Oswald Monteiro,. A formação do professor para a escola básica: da denúncia ao anúncio de uma nova prática.. 1983. Dissertação de Mestrado (Mestrado Acadêmico) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 1983.