Abec

Abec


     

Configuração do desempenho didático do educador - alfabetizador.

O objetivo do estudo foi de analisar e caracterizar o desempenho didático do alfabetizador, na cidade de Cajazeiras, Paraíba, através de questionários (aos professores e supervisores), de observações diretas da pratica desenvolvida nas escolas pesquisadas (estaduais) e de entrevistas com pais de alunos. Foram trabalhadas 3 variáveis: as formas de organização empregadas para a elaboração do planejamento das atividades de ensino-aprendizagem; os conteúdos programáticos e a metodologia utilizada. Os resultados mostraram que as alfabetizadoras elaboram o planejamento de ensino, de forma individual e não existe relação entre o planejamento e a prática pedagógica; os conteúdos desenvolvidos são aqueles trazidos nas cartilhas, livros e manuais, (distribuídos pela SEC/PB), a metodologia fica reduzida a transmissão de um "saber" expresso nas cartilhas. A autora concluiu que o desempenho didático das alfabetizadoras e também das supervisoras, tal como vem sendo desenvolvido, não contribui significativamente na alfabetização da maioria dos educandos socialmente desfavorecidos e sugere uma prática de planejamento participativo e promoção de cursos de reciclagem (e/ou aperfeiçoamento).

Ano Publicação: 1984
Grau Do Trabalho: Dissertação de Mestrado
√Ārea: Educa√ß√£o
Tema: Educação
Natureza Do Texto:Pesquisa: Estudo de Caso
Referencial Teórico: Pedagogia
Ideário Pedagógico: Pedagogia Progressista
Assunto:Caracterização do Alfabetizador
Referência:

MEDEIROS, Tereza Donato de. Configuração do desempenho didático do educador - alfabetizador. Santa Maria: PG em Educação, Universidade Federal de Santa Maria, 1984. 149p. (Dissertação de Mestrado).