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O analfabeto: vida e lida sem escrita

Esta dissertação tem como objetivo: analisar as concepções de pais analfabetos com relação à leitura e à escrita, enquanto sujeitos destituídos desse saber; identificar suas expectativas de escolarização para os filhos; verificar se existe ou não relação entre o analfabetismo dos pais e o fracasso escolar dos filhos. Para acançar esses objetivos, foram investigadas, através de entrevistas e observações de seu cotidiano, seis famílias em que os pais eram analfabetos e os filhos estavam em idade escolar. Os dados coletados levaram a concluir que o discurso dos pais sobre a legitimidade do saber escolar é marcado pela ambiguidade: afirmam a necessidade de alfabetização, ao mesmo tempo que não consideram imprescindível o saber ler e escrever. As expectativas de escolarização para os filhos são também caminho para um futuro melhor, mas a necessidade do trabalho das crianças leva-os a afastá-los da escola - o tempo da escola, tanto para os pais, no passado, como para os filhos, no presente, sofre a interferência do trabalho. Os dados alertam ainda para o problema do anlafabetismo geracional, na prespectiva de que os filhos dos analfabetos são mais propensos ao fracasso escolar. A pesquisa propõe dois grandes desafios: o primeiro é a necessidade de desmistificar a alfabetização como um bem em si mesmo, e o segundo é a dificuldade de se ter uma política única de alfabetização de massa, tendo em vista que os analfabetos não constituem um bloco homogêneo.

Nome do Autor: Francisca Izabel Pereira Maciel
Nome do Orientador: Magda Becker Soares
Instituição: Universidade Federal de Minas Gerais
Estado:Minas Gerais
Ano Publicação: 1994
Curso: Programa de Pós-Graduação em Educação
Grau do Trabalho: Dissertação de Mestrado Acadêmico
Área: Ciências Humanas: Educação
Tipo de Pesquisa:
Referencial Teórico: Em análise
Assunto:Em análise
Referência: MACIEL, Francisca Izabel Pereira. O analfabeto: vida e lida sem escrita. 1994. Dissertação de Mestrado (Programa de Pós-Graduação em Educação) - Universidade Federal de Minas Gerais, Minas Gerais, 1994.