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O exercício disciplinado do olhar: livros, leituras e práticas de formação docente no Instituto de Educação do distrito Federal (1932-1937).

O texto foi dividido em cinco capítulos. No primeiro, a propósito de um reconhecimento do espaço e das relações sociais existentes a Escola, realizou-se uma breve descrição do cotidiano escolar do Instituto de Educação do Distrito Federal, um caminhar descontraído por corredores, pátios e salas de aula. Desembaraçando algumas falas foi escrtio como o objetivo e detectar a administração Anísio diante dos dispositivos da reforma azevediana, estabelecendo alguns contrastes e marcando sua singularidade. Ainda neste capítulo, a autora tenta demarcar fronteiras entre o pensar e o fazer de Teixeira e de Lourenço, na perspectiva de que a construção destes diversos olhares permita a percepção do espaço do Instituto, como um local de conflitos e consenso. No terceiro capítulo, pretende-se narrar as atividades do curso de formação de professores, esforçando-se por demonstrar como era constituída a prática docente; e por descrever os inquéritos e investigações levados a efeito nas diversas unidades do Instituto, na expectativa de apontar momentos em que a Escola funcionou como campo de experimentação de novos métodos e de costituição de uma ciência pedagógica. Em A biblioteca da Escola de Professores, analisou-se o movimento do acervo bibliotecal, buscando perceber como, através de consultas, frequências e aquisições, priorizavam-se leituras e livros e lançavam-se as bases para a constituição de uma nova cultura profissional docente. No último capítulo, As práticas de leitura, debruçou-se sobre as novas formas de ler instituídas pela Escola, particularmente via introdução de técnicas de estudos seminarizados, ênfase na leitura silenciosa e preocupação com o ler extensivamente. Dedicou-se, ainda, a discorrer sobre a importância do livro para os educadores escolanovistas e sobre as modificações realizadas nas práticas escolares de leitura para o ensino primário.

Nome do Autor: VIDAL, Diana Gonçalves
Nome do Orientador: Marta Maria Chagas de Carvalho
Instituição: Universidade de São Paulo
Estado:
Ano Publicação: 1995
Curso: Programa de Pós-Graduação em História da Educação
Grau do Trabalho: Tese de Doutorado
Área: Educação
Tipo de Pesquisa:
Referencial Teórico:
Assunto:Educação
Referência:

VIDAL, Diana Gonçalves. O exercício disciplinado do olhar: livros, leituras e práticas de formação docente no Instituto de Educação do distrito Federal (1932-1937). São Paulo: PG em Educação, Faculdade de Educação, Universidade de São Paulo, 1995. 230p. (Dissertação de Mestrado).