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Um saber sem escrita visão de mundo analfabeto.

O trabalho esta dirigido para o estudo da particiapção do analfabeto na sociedade complexa através dos princípios de organização que orientam seu comportamento. Como parte, o analfabeto integra o sistema de diversidade cultural que configura a sociedade complexa. Para determinar a idiossincrasia da sua cultura, no contexto maior, é necessário identificar a natureza dos princípios de organização ou código cognitivos que regem sua conduta em diferentes situações sociais. Propõe-se neste trabalho, estudar as categorias básicas do processo de conhecimento do anlafabeto, tais como a de espaço, tempo e caussalidade, buscando apreender a gramática dos conceitos culturais com que compreende sua realidade e constrói suas estratégias de vida. o estudo concluiu que o analfabeto não dispõe da habilidade adequada para participar do processo de comunicação e, com isso, não desenvolve o conhecimento suficiente do que é comunicado. A ausência no processo de comunicação conduz o anlafabeto a um isolamento do sistema social, ou seja ele é um ser marginalizado. O trabalho concluiu também que esses analfabetos vinculam a mudança social, em termos de ascenção, à Educação.

Nome do Autor: GARCIA, Marlene T.
Nome do Orientador: Robert Shirley
Instituição: Universidade Federal do Rio Grande do Sul
Estado:
Ano Publicação: 1987
Curso: Programa de Pós-Graduação em Antropologia Social
Grau do Trabalho: Dissertação de Mestrado Acadêmico
Área:
Tipo de Pesquisa:
Referencial Teórico:
Assunto:Antropologia social
Referência:

GARCIA, Marlene T.. Um saber sem escrita visão de mundo analfabeto. Caxias do Sul: PG em Antropologia Social, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, 1987. 227p. (Dissertação de Mestrado).