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Proposições para uma semiótica de persongens de estórias infantis - estória infantil em sala de aula.

O trabalho tem como objetivo buscar os aspectos semiológicos no estatuto de personagens nas estórias infantis. A dissertação não é oriunda de uma pesquisa de campo, com a decorrente interpretação estatística, mas alicerçada na leitura, na observação em sala de aula, em cursos regulares ou extensão universitária. Concebendo o relato, hoje, considerado  "estória para criança" como um signo, teremos, naturalmente, a clássica dicotomia: signnificante/significado. Mais ainda, partimos de pressupostos saussuriano que o signo, como entidade psíquica, vive no meio da vida social. Por outro lado, também aceitaremos a ampliação do conceito de Semiologia dado por Barthes (1971, p.12) que qualquer sistema semiológico repassa-se de linguagem - à medida em que ele se torna útil nas manifestações extralingüísticas dos enunciados narrativos. Na ânsia de encontrar o sentido oculto e semiologicamente expresso, não poderemos abdicar das experiências de Freud, Jung, Lacan debruçadas na linguagem esquecida dos símbolos. Os aspectos semiológicos que traduzem emoções, idéias, desejos, comportamentos, sempre preocuparam o homem e repercutem no relacionamento social da vida moderna. Sobre eles, no "corpus" de narrativa infantil, "Contos de Perrault" (1968) um conto de Mme. D' Aulnoy (1968), e "Lendas e fábulas do Brasil", (Guimarães - 1972) o último como suporte específico para o estudo do tempo/espaço, tentaremos repensar a questão que nos propomos examinar, perseguindo o roteiro: - introdução, onde discutimos o método empregado; - literatura infantil, semiologia e semiótica; - estudo da literatura infantil; - estrutura da estória infantil: ambiente, personagens, intrigas e fecho; - simbologia na estória infantil; - semiótica de personagens; - a criança e a estória infantil; - discussão a respeito do que foi exposto e avaliado; - conclusões e considerações finais. Com bases na adição dos dados e conclusões a que chega a dissertação, elaboraremos algumas observações e sugestões, com vistas a futuros trabalhos dirigidos ao ensino.

Nome do Autor: MIRANDA, José Fernando de Louzada
Nome do Orientador: Urbano Zilles
Instituição: Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul
Estado:
Ano Publicação: 1976
Curso: Programa de Pós-Graduação em Linguística e Letras
Grau do Trabalho: Dissertação de Mestrado Acadêmico
Área: Letras
Tipo de Pesquisa:
Referencial Teórico:
Assunto:Lilteratura infanto-juvenil
Referência: LOUZADA, MIRANDA, José Fernando de. Proposições para uma semiótica de persongens de estórias infantis - estória infantil em sala de aula.. 1976. Selecione tipo de trabalho... (Programa de Pós-Graduação em Linguística e Letras) - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, , 1976.