Abec

Abec


     

A exploração de textos nas séries iniciais do ensino de 1º grau, numa perspectiva crítica.

O estudo está inserido na área da Didática e seu objetivo é verificar, através do desempenho dos estagiários da habilitação de Magistério de 1ª a 4ª série do ensino de 1º grau, até que ponto as suas informações e habilidades nas atividades de exploração crítica de textos refletem a eficácia dos cursos de formação de professores, em relação ao presente assunto. Trata-se de um trabalho de campo que se caracteriza como um estudo exploratório e descritivo, envolvendo levantamento de dados, tendo sido desenvolvido através da aplicação de um questionário elaborado pela autora e respondido por sessenta estagiárias da Habilitação de Magistério do Ensino de 1º Grau. Os sujeitos desta pesquisa foram selecionados, inicialmente, através de sorteio das escolas-alvo deste trabalho. Com três das quatro entidades contempladas na seleção contavam com um reduzido número de estagiários em relação às demaios, decidiu-se por aplicar o instrumento em todas as escolas, envolvendo 50% da população pesquisada.o mapeamento da temática abordada na revisão de literatura permitiu que fossem estabelecidas as relações das partes que compõem o trabalho, facilitando a sua compreensão. Os resultados da investigação indicaram o alcance dos objetivos propostos, mas, também, foi possível perceber que, embora a exploração crítica de textos não seja um assunto defendido por todos, enfaticamente, tem sido uma prática adotada pelos recursos humanos da Habilitação de Magistério de 1ª a 4ª série do Ensino de 1º grau com relativa frequência. Diante dos resultados desta investigação, recomenda-se que o trabalho seja lido pelas pessoas envolvidas na pesquisa e interessados pelo tema, esperando-se que ele se constitua em objeto de estudos nos cursos de Habilitação de Magistério de 1ª a 4ª série do 1º grau, a fim de promover a reflexão e o debate sobre o assunto, chamando a atenção para sua relevância.

Nome do Autor: MUNIZ, Reassilva Trilha
Nome do Orientador: Délcia Enricone
Instituição: Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul
Estado:
Ano Publicação: 1989
Curso: Programa de Pós-Graduação em Educação
Grau do Trabalho: Dissertação de Mestrado Acadêmico
Área: Educação
Tipo de Pesquisa:
Referencial Teórico:
Assunto:
Referência:

MUNIZ, Reassilva Trilha. A exploração de textos nas séries iniciais do ensino de 1º grau, numa perspectiva crítica. Porto Alegre: PG em Educação, Faculdade de Educação, Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, 1989. 185p. (Dissertação de Mestrado).