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Dança/arte do movimento para crianças deficientes auditivas.

Buscando compreender o deficiente auditivo na sua totalidade, esta pesquisa estuda-o através de uma nova perspectiva dentro da área de Distúrbios da Comunicação. Foi desenvolvido um trabalho de dança/arte do movimento na DERDIC (Divisão de Educação e Reabilitação dos Distúrbios da Comunicação) para uma classe de oito crianças portadoras de deficiência auditiva na faixa etária de 7 anos. O programa fundamentou-se nos conceitos de rudolf laban. As aulas foram ministradas duas vezes por semana durante o período de um ano. A maioria delas foi documentada através de gravações em vídeo-cassete. Os resultados obtidos revelaram que os alunos desenvolveram um autoconhecimento e auto-imagem positiva, o que desencadeou uma disposição para entrar em contato e se comunicar com os outros. Ao revelar este potencial expressivo, as crianças conseguiram fazer transparecer seus estados de ânimo, limites e interesses, com precisão. A própria voz passou a existir com mais intensidade e sltura. A criatividade de cada um se manifestou e criando juntos, aprenderam a trabalhar em grupo. Além da importância da inclusão de dança/arte do movimento no currículo escolar de crianças deficientes auditivas, talvez o resultado mais significativo tenha sido a possibilidade de ultrapassar os limites da escola especial através da integração destas crianças com ouvintes.

Nome do Autor: NEVES, Maria Renata de Macedo Soares
Nome do Orientador: Maria Cecilia Bevilacqua
Instituição: Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
Estado:
Ano Publicação: 1987
Curso: PG em Distúrbios da Comunicação
Grau do Trabalho: Dissertação de Mestrado Acadêmico
Área: Distúrbios da Comunicação
Tipo de Pesquisa:
Referencial Teórico:
Assunto:
Referência:

NEVES, Maria Renata de Macedo Soares. Dança/arte do movimento para crianças deficientes auditivas. São Paulo: PG em Distúrbios da Comunicação, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, 1987. 113p. (Dissertação de Mestrado).