Abec

Abec


     

Estudo experimental sobre a eficácia do micro-ensino no curso de formação de professores para o ensino de 1º grau (da 1ª a 4ª séries).

O trabalho relata uma pesquisa experimental cujo objetivo foi o de testar uma nova técnica de treinamento, pré-profissional e em serviço, para professores. A referida técnica é conhecida como micro-ensino e foi usada pela primeira vez, em 1963, na Universidade de Stanford. Esse trabalho tentou estabelecer uma comparação entre o treinamento pelo método convencional dos currículos do Curso de Formação de Porfessores de Ensino de 1º grau usando estágios em Prática de Ensino e o treinamento em Clínica de Micro-Ensino. O grupo treinado sob a forma de micro-ensino apresentou resultados superiores ao grupo treinado sob a forma convencional. Os resultados obtidos dão margem a refletir cada vez mais sobre o problema de formação de Professores e a necessidade de algumas modificações no tipo de formação que vem sendo dada até hoje. O experimento foi realizado com professorandas da terceira série do Curso de Formação de Professores ( da 1ª à 4ª série), do Cólegio Batista Shepard, do Estado da Guanabara.

Nome do Autor: PASSOS, Cléo de Oliveira
Nome do Orientador: Zelia Domingues Mediano
Instituição: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Estado:
Ano Publicação: 1975
Curso: Programa de Pós-Graduação em Educação
Grau do Trabalho: Dissertação de Mestrado Acadêmico
Área: Educação
Tipo de Pesquisa:
Referencial Teórico:
Assunto:Educação
Referência: OLIVEIRA, PASSOS, Cléo de. Estudo experimental sobre a eficácia do micro-ensino no curso de formação de professores para o ensino de 1º grau (da 1ª a 4ª séries).. 1975. Selecione tipo de trabalho... (Mestrado Acadêmico) - Universidade Federal do Rio de Janeiro, , 1975.