Abec

Abec


     

A satisfação/insatisfação no trabalho e suas relações com as determinações objetivas da prática pedagógica desenvolvida pelo professor de 1ª a 4ª série da rede municipal de ensino de São Paulo.

O trabalho reveste-se das características de um estudo de campo e se propõe investigar os fatores de satisfação e insatisfação do professor no trabalho. O estudo teve como origem o desejo de desvendar e tornar inteligível o rumo das mudanças acontecidas no seio do magistério nas duas últimas décadas, mudanças estas, qualificadas, pelos que dele se ocupam, com adjetivos negativos e mesmo sombrios em relação ao futuro da ocupação. Acompanhado de perto o desencanto de muitos profissionais do ensino e relacionando intuitivamente os problemas do ensino e tal desencanto e um sem número de causas e efeitos, não foi outro o problema levantado para a construção da pesquisa, a satisfação/insatisfação do professor no trabalho, mostrou-se como tema do problema a ser investigado. As investigações foram iniciadas em princípio de 1977 e a redação final completada em fins de 1979, tendo as entrevistas com os professores sido realizadas no segundo semestre de 1978. Assim, o estudo se propõe, ao invés da formulação e teste de hipótese sofisticadas, explorar o campo através de hipóteses descritivas, de baixo nível de generalidade. A intenção é explorar eventos e não odentificar a frequência, distribuição ou intensidade com que aparecem. Supõe-se que, dessa forma, se estará contribuindo de forma mais realista.

Nome do Autor: PENIN, Sônia Teresinha de Souza
Nome do Orientador: José Roberto Malufe
Instituição: Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
Estado:
Ano Publicação: 1980
Curso: Pós-graduação em Psicologia da Educação
Grau do Trabalho: Dissertação de Mestrado Acadêmico
Área: Psicologia
Tipo de Pesquisa:
Referencial Teórico:
Assunto:
Referência: SOUZA, PENIN, Sônia Teresinha de. A satisfação/insatisfação no trabalho e suas relações com as determinações objetivas da prática pedagógica desenvolvida pelo professor de 1ª a 4ª série da rede municipal de ensino de São Paulo.. 1980. Selecione tipo de trabalho... (Mestrado Acadêmico) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, , 1980.