Abec

Abec


     

Disgrafia, organização temporal e espacial em escolares de 1º grau.

A pesquisa teve como objetivo estudar a Disgrafia, a Organização Temporal e a Organização Espacial de escolares de primeiro grau, em funçaõ do nível sócio-econômico, do sexo e da escolaridade. Foram selecionados 160 sujeitos de segunda a quinta série, de ambos os sexos, provenientes de suas escolas estaduais, correspondentes aos níveis sócio-econômico baixo e médio. Como instrumentos de avaliação, foram utilizados a Escala de Disgrafia de Ajuriaguerra e colaboradores, as Provas de Rítmo de Mira Stambak e o Teste Gestáltico viso-motor de Bender, revisão Santucci e Galifret-Granjon. Os dados obtidos foram estudados através da Análise de Variância pelo Modelo Fatorial, onde se observou a influência das variáveis, nível sócio-econômico, sexo e série, bem como, da interação delas no desempenho dos sujeitos em cada prova. Os resultados indicaram existir diferentes estatisticamente significante no desempenho das provas de Rítmo e de Espaço, quanto à variável nível sócio-econômico. Tanto na prova de Organização Espacial, quanto na Disgrafia, a análise estatística mostrou que a interação ente nível sócio-econômico e escolaridade foi determinante no desempenho. A variável sexo, pela análise estatística, somente se mostrou significante no desempenho em Disgrafia. 

Nome do Autor: PEREIRA, Dulce Rodrigues
Nome do Orientador: Lino de Macedo
Instituição: Universidade de São Paulo
Estado:
Ano Publicação: 1978
Curso: Programa de Pós-Graduação em Psicologia
Grau do Trabalho: Dissertação de Mestrado Acadêmico
Área: Psicologia
Tipo de Pesquisa:
Referencial Teórico:
Assunto:
Referência: RODRIGUES, PEREIRA, Dulce. Disgrafia, organização temporal e espacial em escolares de 1º grau.. 1978. Selecione tipo de trabalho... (Mestrado Acadêmico) - Universidade de São Paulo, , 1978.